LEITURA ANUAL DA BÍBLIA – uma avaliação pessoal (2013)

Posted: Janeiro 18, 2013 in Blogs Recomendados

por rev. Jucelino Souza

leia-a-biblia2

O novo ano já começou, estamos na segunda quinzena do primeiro mês de 2012, e, alguns dos maravilhosos planos traçados por nós, já se tornam extremamente cansativos e difíceis de continuarem. Dentre eles, está a bendita idéia de ler a Bíblia Sagrada toda, durante um ano, pelo menos.

Lembro-me da minha primeira vez, foi no ano de 1988, não esperei nem mesmo o ano terminar, era o mês de outubro; alcançado pela Maravilhosa Graça do SENHOR D_us, iniciei pela primeira vez a leitura da Bíblia toda. Não tinha sequência planejada, comecei pelo livro usada na pregação que tanto havia me impactado, o evangelho de João, alternava entre livros do Antigo Testamento, o profeta Jeremias e o livro de Gênesis, procurava ler os livros por inteiros e me esforçava para terminá-los no mesmo dia; dentre todos, a carta aos Efésios me cativou mais que que os demais. Ela e o livro do profeta Jeremias foram lidos mais vezes. Nào sei precisar quanto tempo levou até que eu terminasse a Bíblia toda, tenho em minha mente que talvez demorei cerca de três a quatro meses, algo muito perto disso.

Continuei lendo, lia e marcava, fazia destaque de versículos e até capítulos inteiros, sem me dar conta o livro de Efésios estava quase completamente marcado, em seus versículos e capítulos. Deparei-me, então com o tal do Plano de Leitura Anual, não me agradou, achei longo, não gostava de ler a Bíblia em sua sequência natural; costumava pular (deixar pro final) a leitura de Levítico, Números, Salmos e Apocalipse; e, gostava de repetir a leitura de outros livros.

Depois de um tempo, já como estudante de teologia, ouvi um dos seminaristas dizendo ao outro que havia lido a Bíblia toda em 52 (cinquenta e dois dias), ouvi, gravei na mente aquela conversa e fui para casa. Sem me aperceber já estava recomeçando mais uma leitura, agora com um objetivo bem definido, terminar antes de 52 (cinquenta e dois) dias (rsrs). Lembro-me que comecei diferente de antes, comecei lendo os menores livros da Bíblia: Obadias, Filemom, 2 João, 3 João e Judas; Ageu; Joel, Naum, Habacuque, Sofonias, 2 Tessalonicenses, Tito e 2 Pedro; Rute, Jonas, Malaquias, Filipenses, Colossenses e 2 Timóteo; li todos eles em um único dia. Minha querida esposa, percebeu alguma diferença em mim, então comentou: “Ah amor, isso não é pecado não? Lê a Bíblia, querendo terminar? Desculpe, mas eu acho que você está só querendo termminar antes do seu amigo. E não vai adiantar de nada, não vai ficar nada da Palavra na sua mente”. Eu, por mais de uma vez respondia pra ela: Lembra que o pastor contou do moço que dizia que não adiantava ler a Bíblia toda porque não ficava nada na cabeça dele? Que o pastor contou pra ele a história da peneira? Então, a água passa pela peneira, a peneira não consegue reter a água, mas no final, a peneira estar mais limpa! (rsrs).

Passada essa fase, eu e meu colega seminarista, ainda fizemos planos para lermos a Bíblia quatro vezes ao ano, fiz as divisões das leituras, esbocei tudo numa tabela e, dias depois desisti da idéia.

Então, ouvi falar do, Robert Murray M’Cheyne Bible Reading Plan (Plano de Leitura Anual de Robert Murray M’Cheynne); Durante um ano o livro dos Salmos e o Novo Testamento todinhos são lidos 2 vezes e o restante dos livros da Bíblia, uma vez cada um. Para tanto, é necessário ler aproximadamente quatro capítulos por dia. Procurei adota-lo, mesmo que ainda intercalando a repetição de alguns outros livros de minha preferência.

Ultimamente, graças ao SENHOR D_us, tenho podido variar a metodologia de minha leitura anual das Escrituras Sagradas, existem várias tabelas com Planos de Leituras das Escrituras Sagradas disponíveis aos que querem mesmo ler a Palavra do SENHOR, a própria Sociedade Bíblia do Brasil, nos fornece em seu site oficial vários modelos:

:: Programa de Leitura em um ano (Modelo 1) – Baixar – EXCEL
:: Programa de Leitura em um ano (Modelo 2) – Baixar – EXCEL
:: Programa de Leitura em um ano (Modelo 3) – Baixar – WORD
:: Quadro de Leitura Bíblica – Baixar – PDF
:: Plano de Leitura Bíblica Infantil – Baixar – PDF

O Instituto Cristão de Pesquisa – ICP, também oferece uma tabela com um modelo leitura Anual da Bíblia, você pode baixar diretamente do site oficial ou por aqui mesmo:

:: Plano de Leitura de Leitura Anual da Bíblia – Baixar – PDF

E por fim, gostaria de registrar que tenho me deliciado com os planos de leituras do Discipleship Journal (Jornal do Discipulado), o Dr. John Piper, tem divulgado em suas palestras que ele adotou um destes modelos, como seu planejamento de leitura anual da Bíblia. O site oficial do Discipleship Journal, disponibiliza três modelos:

1. The 5x5x5 Bible Reading Plan (O Plano de Leitura da Biblica 5x5x5)
Consiste em 5 minutos de leitura por dia, durante 5 dias da semana e dando ênfase há 5 destaques: 1. Sublinhar ou destacar as palavras-chave ou frases no trecho da Bíblia. 2. Capture a grande idéia. 3. Fazer e responder a algumas perguntas. 4. Personalizar a mensagem. e 5. Usar o método SOAP Jornal de ouvir de Deus e responder à Sua direção. A meta é ler apenas o Novo testamento durante um ano.

The 5x5x5 Bible Reading Plan – Baixar – PDF

2. Book-at-a-Time Bible Reading Plan (O Plano de Leitura da Biblica Um Livro de Cada Vez)
Consiste na leitura de dois livros por dia, alternando entre três ou quatro capítulos, mesclando o A.T. com o N.T e a leitura dos evangelhos dividida durante o ano.

Book-at-a-Time Bible Reading Plan – Baixar – PDF

3. The Discipleship Journal Bible Reading Plan (O Plano de Leitura Bíblica do Jornal do Discipulado), que o plano adotado pelo Dr. John Piper.
Consiste na leitura de quatro livros separados da Bíblia a cada dia, sendo que estes livros têm uma harmonia entre si, oferecendo ao leitor diferentes perspectivas da Bíblia como oum todo.

The Discipleship Journal Bible Reading Plan – Baixar – PDF

Todos estes métodos têm em comum:
1. O leitor pode começar em qualquer época do ano;
2. São utilizados apenas vinte e cinco dias de cada mês;
3. Dão a oportunidade de o leitor corrigir eventuais atrazos, bem como utilizar parte deste tempo disponível para a meditação de verdades das Escrituras Sagradas.
4. A possibilidade de se mesclar os métodos entre si e criar um planejamento que atenda mais especificamente a a necessidade de cada leitor.

Finalizando, tenho pergutado a mim mesmo, por que ler a Escrituras Sagradas em um ano? Em minha existência e objetivando minhas formações acadêmicas, por diversas vezes me vi desafiado a ler livros enormes, verdadeiros compêndios, e nunca foi preciso um ano para terminar a leitura destas obras, por que com a Escrituras Santas, eu tenho que obrigatoriamente me entregar a este tempo todo?

QUE O SENHOR D-US, EM SUA MISERICÓRDIA NOS DÊ SEMPRE ALEGRIA E MUITO PRAZER COM A SUA BENDITA E MARAVILHOSA PALAVRA.

Rev. Jucelino Souza
Twitter: @jucelinosouza
e-mail: jucelinofs@yahoo.com.br

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s