A APMT – IPB CONCLAMA O POVO DE D_US PARA CONTINUARMOS ORANDO PELO Rev. José Dilson e a irmã Zeneide, presos no Senegal por mais de 40 dias.

Posted: Dezembro 16, 2012 in Blogs Recomendados

Rev. Jucelino Souza
via APMT

Rev. José Dilson, esposa Marli e os filhos

Rev. José Dilson, esposa Marli e os filhos

Caros irmãos e amigos, movido pela certeza de que os que têm se dedicados em orações, necessitam de mais informações a respeito do caso do Rev. Jose Dilson e da irmã Zeneide, presos há mais de 40 dias no Senegal, bem como com o objetivo único de mobilizar um maior número de intercessores, disponibilizo mais uma vez aqui, informações recentes e, algumas mais antigas, que com certeza trarão mais direcionamento aos nossos anseios em relação a situação de nossos preciosos e dignos irmãos, missionários da Seara Santa.

O ÚLTIMO COMUNICADO DA APMT, aqui no Brasil
“O efeito da justiça será paz, e o fruto da justiça, repouso e segurança, para sempre” – Is. 32.17

A APMT – Agência Presbiteriana de Missões Transculturais, da Igreja Presbiteriana do Brasil, manifesta a sua gratidão a Deus por todos aqueles que têm apoiado e se solidarizado, nesse momento difícil que os nossos irmãos missionários Rev. José Dílson (esposo da irmã Marli), missionário da APMT, e a irmã Zeneide Moreira, missionária da Missão Servos, estão passando no Senegal.

A APMT/IPB (como denominação) continua tomando todas as providências cabíveis para dar o suporte necessário, incluindo assistência médica, psicológica, jurídica, refeições diárias, medicamentos e tudo que é necessário, com apoio precioso, também, da Embaixada Brasileira no Senegal, de várias Igrejas, Organizações e Instituições Nacionais e internacionais. O Presidente da APMT e o Executivo, inclusive, acabam de retornar de uma viagem ao Senegal, onde estiveram por uma semana.

Envolvemos o mais alto escalão do governo brasileiro e também as autoridades maiores no Senegal, apresentando as motivações de porque estamos no país e o desejo que essa situação seja resolvida com a maior brevidade.

O processo está correndo dentro das “normalidades da lei” senegalesa. Não existe, até o momento, nenhuma acusação formal por parte do ministério público. O que há é apenas uma denúncia.

Neste período de investigação, que é feita pelo juiz de instrução, não cabe nenhum pedido de liberdade provisória. Os advogados fizeram um documento para o juiz, em que solicitam averiguação do processo num menor prazo possível, no sentido de que se proceda a oitiva dos menores abrigados no Projeto Obadias, de modo a poder convocar a audiência dos acusados e caminhar para uma solução passiva de liberdade definitiva. Pela lei do país, essa ação pode ocorrer em até 6 meses.

Estamos otimistas e confiando em Deus que quando houver a visita das autoridades senegalesas ao local do projeto, haverá constatação dos benefícios que têm sido oferecidos à comunidade.

Conclamamos a todos que continuem orando para sustentabilidade emocional, física e espiritual de nossos amados, e de suas respectivas famílias, como também que o efeito da justiça promova a paz no coração de todos.

Em abril de 2012 o trabalho sofreu ataque de 40 rapazes perigosos:

Hoje nosso centro foi atacado por uns 40 rapazes que vivem nas ruas do Senegal. São rapazes perigosos, que vivem em gangs, usam drogas e são capazes de qualquer coisa. […]
Ao chegarem na casa vieram com pedras, paus, ferros e foram jogando na casa e em quem estava na frente. Um obreiro foi ferido, foi levado ao hospital, mas graças a Deus esta bem. Roubaram algumas coisas e como não encontraram o menino, disseram que voltarão amanha, com mais reforços.

Motivos:

Vieram revoltados pois um dos meninos que viviam com eles se converteu, resolveu deixar as ruas e a criminalidade, e atualmente vive connosco no centro. Querem este menino de volta. Mas graças a Deus no momento em que vieram o menino que queriam não estava no centro. Já havíamos tomado providencias e tirado este mesmo e levado a outro local. Então encontraram outro que conheciam e levaram este em seu lugar. Foi sofrendo bofetadas e empurrões ate um determinado local, mas fugiu e voltou.

Foram tomadas providências junto a embaixada, as autoridades de segurança e Fraternidade Evangélica do pais:

Ontem mesmo procurei as autoridades locais para declarar o ocorrido e pedir segurança, mas tivemos que ir lá por 3 vezes, para que viessem nos atender.

Nesta época eles tinham 5 (cinco) crianças internada em Dakar e 4 (quatro em Mbour)e, vários obreiros envolvidos:

Pedimos que orem: Pelos meninos que estão internos aqui em Dakar (5 neste momento) e pelos 4 que já estão no orfanato, para que sua fé continue crescendo e não sejam abalados por situações como esta. Estamos pensando em envia-los todos a Mbour, onde já funciona o orfanato (precisamos da direcção do Senhor) […]

Em 29.06.2012, chegavam mais 4 (quatro) crianças na Casa de Triagem de Dakar:

Na casa de triagem em Dakar, mais 4 meninos estão entrando esta semana. São mais 4 crianças que são tirados dos perigos, da miséria e da marginalização das ruas. Estão felizes e desejosos de viver em família. Este tempo será uma preparação para futuramente(em dois a três meses) seguirem para uma nova fase de suas vidas – viver no orfanato- no Projeto Obadias.

No Orfanato em Mbour, eles já contavam 13 (treze) crianças:

No orfanato agora já contamos com 13 crianças amparadas. Eles estão muito felizes por terem uma casa tão linda e um lugar maravilhoso onde morar.

As atividades com as crianças:

Todos os dias ele tem momentos de meditação da Palavra, cânticos e participam de um discipulado. Estão crescendo na fé e relacionamento com o Senhor. Além disso, tem momentos de esporte e lazer, e também de trabalho cuidando dos animais, preparando e plantando uma horta que servirá para o enriquecimento da alimentação dos mesmos. Também se o Senhor nos permitir iniciaremos neste próximo mês aulas de corte e costura com Zeneide, missionária voluntária no Projeto. Contamos com 4 máquinas para este curso. Possuimos também algumas máquinas para iniciarmos uma carpintaria com os meninos.

Trabalho de alfabetização para mais de 190 estudantes:

No final do mês de junho terminamos mais um ano letivo em nossa escola ABC. Foram muitos os desafios, mas vencemos todos com a graça do Senhor. Todos estavam muito felizes com a festa. Este ano foram 190 estudantes. Aproveitamos para entregar presentes que são doações de irmãos de igrejas e escolas evangélicas americanas as crianças carentes em África. Todos amaram.

As instalações eram precárias, em 27.07.2012:

Ainda não há luz elétrica(estamos orando por mais de 3 anos – a instalação já esta toda pronta, mas há muita burocracia para a companhia vir ligar); a água do poço artesiano ainda não foi ligada(exatamente porque precisamos da energia elétrica) e outras dificuldades não são um problema pra nós. O que precisamos agora é terminar a construção.

AS ÚLTIMAS ATULAIZAÇÕES DA IRMÃ MARLI, ESPOSA DO REV. JOSÉ DILSON, SOLICiTANDO NOSSAS ORAÇÕES:
[10.12.2012, segunda-feira]

Hoje completam 35 dias. Mesmo que saibamos que o Senhor e soberano em todas as situações, e nada, absolutamente nada foge ao seu controle, é difícil aceitarmos a situação. Senhor apressa-te em nos socorrer! Nosso coração sofre tremendamente, nossas lagrimas são constantes, nossa alma se desespera por uma resposta, e por que ela não chega?
“O SENHOR vive, e bendito seja minha rocha; e exaltado seja o Deus de minha salvação; 48 Aquele que me livra dos meus inimigos; tu também me exaltas sobre aqueles que se levantam contra mim; tu me livras do homem violento. 49 Por isso, SENHOR, eu te louvarei entre as nações, e cantarei ao teu Nome; 50 Que faz grandes as salvações de seu Rei, e pratica a bondade para com o seu ungido, com Davi, e sua semente, para sempre.” Sl.18:46-50

[Dia 15.12.2012, hoje]

40 dias já se passaram e ainda continuam detidos. Nada de novo ate o momento. Precisamos continuar orando. Contamos com vocês amigos! Meu coração se enche de ansiedade e perguntas, mas as respostas não chegam. Os sentimentos são dos mais variados. Graças a Deus Jonatas da Silva, nosso filho chegou e Debora da Silva chegara também. Isso trará alegria ao nosso Coração, mas também mais apreensão, pois viverão as tensões e apreensoes que vivemos desde o principio. Esse momento será uma dura realidade pra eles. Orem por um milagre acontecer até o Natal. Orem por sabedoria e discernimento e proteção do Senhor, por nos como família e também por Jose Dilson e Zeneide. O Senhor e bom!!!!

EU, minha casa e nossa igreja temos orado incessantemente por estas vidas preciosas e pelo trabalho tão lindo e necessário que está sendo realizado no Senegal, no poder e na Graça do SENHOR da Igreja, o SENHOR J_sus.

Rev. Jucelino e família!

FONTES: APMT, acesse:
COMUNICADO – Nr. 02 – 2012 http://www.apmt.org.br/index.php/central-de-noticias/1454-comunicado-nr-02-2012

Carta – 25.04.2012 – http://www.apmt.org.br/index.php/cartas-de-missionarios/1225-rev-jose-dilson-e-marli-senegal-25042012

Carta – 26.04.2012 – http://www.apmt.org.br/index.php/cartas-de-missionarios/1225-rev-jose-dilson-e-marli-senegal-25042012

Carta – 29.06.2012 – http://www.apmt.org.br/index.php/cartas-de-missionarios/1225-rev-jose-dilson-e-marli-senegal-25042012

Central de Orações – 29.06.2012 – http://www.apmt.org.br/index.php/cartas-de-missionarios/1225-rev-jose-dilson-e-marli-senegal-25042012

Central de Orações – 27.07.2012 – http://www.apmt.org.br/index.php/cartas-de-missionarios/1225-rev-jose-dilson-e-marli-senegal-25042012

Rev. Jucelino Souza
Twitter: http://twitter.com/jucelinosouza
Facebook: www.facebook.com/rev.jucelinosouza
E-mail: jucelinofs@yahoo.com.br

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s