UFC RIO – OS NÚMEROS DESTE MEGA EVENTO

Posted: Janeiro 10, 2012 in Blogs Recomendados
Etiquetas:

Rev. Jucelino Souza
via Veja.Abril

UFC Rio: números tão grandes quanto os lutadores
De peso da estrutura do octógono ao ‘exército’ de lutadores brasileiros, confira algumas curiosidades do evento, que volta ao Brasil na noite deste sábado.

Às vésperas de sua segunda edição no Rio de Janeiro – neste sábado, com José Aldo e Vitor Belfort nas lutas principais -, o UFC tem alguns números poucos conhecidos dos fãs que acompanham o esporte, que explodiu no Brasil em 2011. A estrutura que está sendo montada na Arena HSBC – equipamentos de som, luz e telões – pesa cerca de cinco toneladas e chegou ao país em carga marítima. Entre os lutadores – no total, cerca de 300 com contrato assinado -, os brasileiros são o segundo maior grupo. A seguir, cinco curiosidades numéricas sobre o UFC:

1. ESTRUTURA PESADA
O material usado para montar o octógono chegou ao Brasil por carga marítima, e é o mesmo usado nos eventos em outros países, como Estados Unidos e Inglaterra. São mais de cinco toneladas de equipamentos: aproximadamente três toneladas de aparelhos de som, quatro telões de alta definição e luzes.

2. ACESSO AS TRANSMISSÕES – Pay-per-view
Além de patrocinadores e venda de ingressos, uma das maiores rendas do UFC são os pacotes de pay-per-view. Segundo a assessoria do canal fechado que transmite o UFC no Brasil, existem 174.353 assinantes, e esse número aumenta exorbitantemente quando algum brasileiro faz a principal luta da noite. Comprar uma noite do evento custa cerca de 40 reais.

3. SALÁRIOS GENEROSOS
O brasileiro Anderson Silva é dono de um dos maiores salários do UFC: somando patrocínios e bolsas, o valor chega perto de 800.000 dólares por luta. Alguns atletas ainda embolsam um dinheiro extra com prêmios, como “nocaute da noite” ou “finalização da noite”. Júnior Cigano, campeão dos pesados após vencer Cain Velasquez, recebeu 220.000 dólares, incluindo 110.000 dólares de bônus pela vitória.

4. NÚMEROS DE LUTADORES – BRASILEIROS LIDERAM
Maior evento de Artes Marciais Mistas (MMA) do mundo, o UFC tem contrato assinado com cerca de trezentos lutadores. O país com mais representantes: Estados Unidos (o Brasile é o segundo). Com a constante entrada de lutadores brasileiros na franquia, os assessores do UFC ainda não têm um número fechado de quantos estão no evento.

5. VALORES DOS INGRESSOS
Os cerca de 15.000 ingressos para o primeiro UFC Rio, em agosto de 2011, acabaram em 74 minutos. Os preços para segunda edição continuaram variando entre 275 e 1.600 reais, mas desta vez a venda não foi tão rápida: ainda é possível comprar ingressos para a luta deste sábado.

E OS ACIDENTES, A BRUTALIDADE, A VIOLÊNCIA SANGRENTA?

Brutalidade da última edição do UFC reabre debate acerca do impacto da modalidade
Tenho apelado para a consciência dos cristãos, sobre assistirem, ou ainda torcerem e promoverem estes verdadeiros espetáculos de brutalidades, que são estas lutas do UFC. Contudo tenho falado a ouvidos moucos.

Há inclusive aqueles, dentre eles ministros do evangelho do SENHOR J_us, que dizem estarem apenas apreciando mais uma modalidade de esporte com um pouco mais de contato do que outros e que isto está perfeitamente justificado a partir do mandato cultural das Escrituras, e se defendem: não devemos ser radicais, Paulo e até o SENHOR J_sus também apreciariam esta boa luta, absurdo!

Mas eu pergunto: porque estão tentando esconder do povo as cenas de brutalidades/ Por que as grandes emissoras não reprisam lutas onde ocorrem cenas fortes e faz seleção na exibição das imagens?

Tente acessar o vídeo da última luta do Minotauro, quando ele foi brutalmente atingido tendo seu braço quebrado de forma insana. procure no Google, tente no Youtube, vá até o site oficial da UFC. Eu fiz todas estas buscam em não consegui assistir. Quando encontrei um site que disponibilizava a luta, deparei-me com a seguinte mensagem por parte do Youtube:

O lutador ficará mais de cinco meses sem poder praticar suas atividades devido ao acidente. A maioria dos noticiários divulgaram que foi uma FRATURA, algo não muito sério, que nem precisa de ser operado, mas os médicos divulgaram a chapa de Raio-X e percebe-se claramente que o braço do gladiador foi impiedosamente quebrado, ele teve o osso principal de seu antebraço, o úmero, quebrado em dois pedaços. Veja o Raio-X:

Quem assistiu ao evento ao vivo se chocou com as derrotas sofridas pelos dois lutadores brasileiros. A programadora Raquel Araújo, que acompanha a modalidade há um mês e meio, ficou mais tempo com os olhos fechados que abertos. “Quando vi o Lyoto desmaiando, não aguentei. É muito sangue. Assisto UFC porque gosto de esportes, de torcer pelos brasileiros e até de um pouquinho de violência. Mas não é uma modalidade para toda a família”, disse.

Até mesmo quem já está acostumado com os eventos de MMA se surpreendeu com o repertório de finalizações no UFC 140. “Não foi algo por maldade, é o trabalho dele, o lutador tinha de finalizar. Mas, para quem não conhece, foi assustador”, comentou o publicitário Luiz Fernando Leão, referindo-se à vitória do norte-americano Frank Mir sobre Minotauro. “Eu já vi finalizações muito mais fortes do que essas. O problema é que foi muita coisa para um evento só”, completou.

De acordo com o Ministério da Justiça e a Portaria nº 1.220/2007, que rege a classificação indicativa dos eventos exibidos na tevê, programas ao vivo, esportivos e jornalísticos não são censurados. Apenas o Ministério Público pode vetar a transmissão de um programa. Mas cenas que contenham agressão física são impróprias para menores de 12 anos e só podem ser exibidas a partir das 20h.

FONTE: Super Esportes e Veja.Abril
Acesse:
http://veja.abril.com.br/noticia/esporte/numeros-do-ufc-no-brasil
http://www.superesportes.com.br/app/19,66/2011/12/13/noticia_maisesportes,26777/brutalidade-da-ultima-edicao-do-ufc-reabre-debate-acerca-do-impacto-da-modalidade.shtml

Rev. Jucelino Souza
Twitter: http://twitter.com/jucelinosouza
E-mail: jucelinofs@yahoo.com.br

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s