CASO YOUCEF NADARKHANI: ATÉ O ‘VATICANO’?

Posted: Outubro 13, 2011 in Blogs Recomendados
Etiquetas:

Rev. Jucelino Souza
via Radio Vaticano

Bispos canadenses fazem apelo para salvar a vida de pastor no Irã

Presidente do Comitê para os Direitos Humanos da Conferência Episcopal, Dom Brendan O’Brien

Presidente do Comitê para os Direitos Humanos da Conferência Episcopal, Dom Brendan O’Brien

Ottawa (RV) – Também os bispos do Canadá se unem à mobilização internacional para salvar a vida de Yousef Nadarkhani, o pastor cristão condenado à morte no Irã por apostasia. Numa carta endereçada à embaixada iraniana em Ottawa, o Presidente do Comitê para os Direitos Humanos da Conferência Episcopal, Dom Brendan O’Brien, pede ao governo de Teerã que respeite os seus compromissos internacionais em matéria de Direitos Humanos.

Em particular, recorda que em 1948 o Irã aderiu à Declaração Universal dos Direitos do Homem, que no artigo 18 estabelece que “toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, de consciência e de religião” e que “este direito compreende também a liberdade de mudar de religião ou convicção”.

Citando ainda o recente discurso do Secretário da Santa Sé das Relações com os Estados, Dom Dominique Mamberti, à Assembleia da ONU, a missiva afirma que “a falta de respeito pela liberdade religiosa é uma ameaça para a segurança e a paz e impede a realização de um autêntico desenvolvimento humano integral”.

Por isso, nasce o pedido de que o Pastor Nadarkhani, e todas as pessoas que se encontram em situações análogas, sejam tratados conforme o artigo 18 da Declaração Universal dos Direitos do Homem.

Nadarkhani, 34 anos, pai de duas crianças, se converteu ao Cristianismo quando tinha 19 anos. Por esse motivo, e por ter convertido outros muçulmanos, foi condenado à morte em setembro de 2010 por um tribunal da sua cidade, Rasht, no norte do Irã.

Contra a sentença protestaram os governos de vários países, em particular os Estados Unidos, Grã Bretanha, Alemanha, França e Polônia, presidente de turno da União Europeia. Hoje, entretanto, o tribunal da província de Ghilan, que deveria ter a última palavra sobre o episódio judiciário, estabeleceu que será o Líder Supremo Khamenei a decidir a sorte do pastor cristão iraniano. (SP)

FONTE: Radio Vaticano
Acesse: http://www.oecumene.radiovaticana.org/bra/articolo.asp?c=528279

Rev. Jucelino Souza
Twitter: http://twitter.com/jucelinosouza
E-mail: jucelinofs@yahoo.com.br

Advertisements
Comentários
  1. hikaru-san diz:

    Que tipo de influência tem o vaticano na politica internacional?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s