COREOGRAFIA NA IGREJA: A Dança da Ignorância

Posted: Março 3, 2011 in Blogs Recomendados
Etiquetas:

por Prof. Moisés Bezerril

COREOGRAFIA NA IGREJA: A DANÇA DA IGNORÂNCIA
A ignorância dança na minha frente! Colorida, maquiada, e iluminada, ela se contorce feita serpente, mas não entendo o que ela quer dizer!

Trevas medievais se abatem sobre o culto de igrejas modernas. Novamente os ministros do evangelho estão buscando roupas, cores, luzes, sons, gestos mudos, e centralidade em mulheres que, sem saber, roubam a glória de Cristo nos cultos dessas igrejas. Dessa forma, a velha igreja Católica Romana com seu culto colorido tem sido lembrada no meio evangélico.

Estive pregando em um congresso para jovens presbiterianos, e fiquei decepcionado ao ver que, o culto desses jovens nada tinha a ver com o presbiterianismo histórico, nem com o sistema calvinista de adoração. Não sei quem é o culpado por tantos descaminhos dentro de nossas igrejas; o que sei é que o culto presbiteriano está aleijado em muitas igrejas; precisa de muletas para andar. O princípio que subjaz esta enfermidade é o fato dos líderes acharem que só a Palavra de Deus e os sacramentos já não podem mais ter tanta graça, e para isso insistem em trazer algo com mais engraçado. O que pude observar naquele congresso não posso chamar de culto. Não tive impressão de que as pessoas ali estivessem com suas mentes voltadas para Deus. Palco com muitas luzes pondo seus holofotes em moças maquiadas, brilhando à luz dos reflexos de sapatilhas prateadas, com vestidos multicoloridos, contorcendo seus corpos como serpentes, e até, sensualmente mostrando o contorno de seus corpos, dançando e sinalizando com os membros superiores e inferiores, gestos obscuros que ninguém entendia o que queriam dizer com aqueles movimentos.

Quando sento num banco de igreja e vejo aquelas mocinhas dançando na minha frente, nada mais consigo além da ignorância dançante de seus líderes. Como dançam ao som de músicas, entendo a letra da música, mas não sei o que elas pretendem dizer com seus braços e pernas que sobem e descem sincronizadamente, repetindo cansativamente os mesmos movimentos. Será que somente eu não compreendo a linguagem daqueles corpos coloridos, brilhantes e emudecidos, que se contorcem sobre o palco querendo dizer algo? Será que terei que aprender um alfabeto dos movimentos coreográficos para decodificar a mensagem dançada?

Foi-me dito que elas estão louvando a Deus. Estranho! Parece que esse louvor nunca poderá ser congregacional; ou imaginaremos os anciãos da igreja coreografando sincronizadamente? Por que essa modalidade de louvor só pode ser praticada por moças novas?

POR QUE A COREOGRAFIA NÃO É A VONTADE DE DEUS PARA O CULTO CRISTÃO?

1) PORQUE É UM MEIO ATRASADO E PRIMITIVO DE COMUNICAÇÃO QUE COMPROMETE O CULTO À OBSCURIDADE E AO ERRO.
O meio mais direto, perfeito e objetivo de nos comunicarmos com Deus é por meio da palavra inteligível. Os movimentos corporais podem representar simbolismos nas muitas religiões pagãs e de mistérios pelo mundo afora; mas só o culto revelado a Israel (Rm 9:4) contém os verdadeiros elementos que agradam a Deus. Nada há no culto de Israel que lembre o culto pagão das nações vizinhas, que era recheado de danças folclóricas. O louvor de Israel sempre foi por meio de palavras inteligíveis, e não por expressões corporais. Além disso, teria que haver uma codificação dos movimentos, para que a igreja pudesse ler e decodificar o significado de cada movimento, o que é impossível, pois como é uma dança ao som de músicas, as letras das músicas confundiriam as letras expressas pela linguagem corporal. Ainda assim, a expressão corporal seria inviável para o culto porque o corpo é mudo e seus movimentos limitados, tendo-se que repetir as mesmas coisas significadas, e caindo no erro das vãs repetições.

A coreografia é proibida pelo apóstolo Paulo por representar uma forma muda de expressão que nada expressa. Nenhuma formalidade sem sentido deveria fazer parte do culto cristão, (I Co 14:8-9). A própria palavra louvar (do lat. Laudare) sempre está relacionada a “dizer algo inteligível à mente”, “bendizer”; assim sendo nunca poderia ser empregada para gestos ou expressões corporais. O Salmo 150:4 emprega o termo para “adulfes e danças” porque está citando a expressão de Êxodo 15:20-21, que é acompanhada de bendições em alta voz por Miriam e as mulheres que acompanharam o coro.

Todo meio obscuro de cultuar a Deus é proibido em sua Palavra, pois a igreja tem entender a mensagem para dar o amém, (I Co 14:16). Toda forma de culto que não comunica a mensagem inteligívelmente, é semelhante a falar ao ar, (I Co 14:9). Além do mais, o apóstolo Paulo ensina que o culto cristão é racional, pertencente ao entendimento, (Rm 12:1). Cultos em que não se entende a mensagem ou o louvor, são caracteristicamente pagãos em sua essência.

Usar exemplos de Miriam ou Davi é cometer sério erro hemenêutico. Eles dançaram porque quiseram; não estavam obedecendo a nenhum mandamento da lei, nem seu exemplo ficou para ser seguido. O povo de Deus não segue exemplos, e sim ordens.

2) PORQUE NÃO É PARTE INTEGRANTE DE NENHUM DOS MEIOS DE GRAÇA, E, PORTANTO NÃO PODE FAZER PARTE DO CULTO.
Além dos sacramentos e da palavra, Cristo e os apóstolos não instituíram nada mais como meio de graça para o povo de Deus. Todos os elementos do culto cristão são, necessariamente, meios de graça. Mas fica difícil explicar como um grupo de mulheres fantasiadas e dançantes se tornariam um meio de graça para a igreja de Cristo. O que coreografia tem a ver com a história da redenção? O que as danças comunicariam à mente dos crentes? A música cantada é ordenada nas epístolas paulinas, e foi usada por Cristo ao término da ceia; nada há, porém, quanto à dança.

3) PORQUE NÃO FAZ PARTE DE NUNHUMA ORDEM LITÚRGICA ENCONTRADA NO VELHO OU NOVO TESTAMENTO.
A própria expressão “dança litúrgica” é precária, pois não há nenhuma liturgia de culto onde haja danças no Velho ou Novo Testamento.

O culto foi uma das dádivas pactuais dadas ao povo de Israel, e sobre o qual a nova aliança é inspirada. Não há nenhum registro do culto no Antigo Testamento que danças fizeram parte do culto israelita no templo. O culto de Israel era santíssimo, e jamais seria profanado por elementos de cultos pagãos. Os povos vizinhos de Israel adoravam o sol, as estrelas, gatos, serpentes, jacarés, deusas, e deuses, dançando religiosamente para eles. Esse culto dançante era originado da própria vontade humana, mas o culto do Deus de Israel tinha origem divina, e foi revelado pelo próprio Deus ao seu povo, (Rm 9:4); em nenhum lugar da revelação Deus requereu danças; elas eram exatamente o elemento mudo das religiões pagãs daqueles tempos. O mesmo pode-se entender no Novo Testamento. Nenhuma evidência há para uma tradição pagã entre os crentes da igreja primitiva.

4) PORQUE NÃO HÁ MODELO NEM MANDAMENTO APOSTÓLICO PARA ISTO.
As ordens apostólicas do conteúdo do culto no que se refere a louvor é salmo, (I Co 14:26); salmos, hinos e cânticos espirituais, (Ef 5:19). Em nenhum lugar da tradição apostólica foi incluída coreografia, sendo, portanto, uma tradição humana acrescentada ao culto cristão.

5) PORQUE ROUBA A GLÓRIA DE CRISTO E MACULA O CULTO DIVINO.
O movimento moderno secular de coreografia na igreja apresenta-se como um show, bem ensaiado, e que, impecavelmente pretende agradar à expectativa de quem assiste. A atenção dos expectadores está em acompanhar os movimentos dos corpos brilhantes e coloridos e conferir as falhas e os acertos para depois atribuir-lhes elogios. Nada há na coreografia que leve a mente dos crentes a glorificar a Cristo, pois os corpos dançantes não falam à mente. Se nada comunicam, acabam distraindo a mente dos crentes e desviando o foco das atenções do verdadeiro culto que é Cristo.

Nenhuma dançarina vai a um palco querendo dar glória a outrem, pois ela está ali para “demonstrar” e não para levar a mente das pessoas cativas a outro lugar que não sua própria pessoa. Assim, as dançantes amaldiçoam-se por roubar a centralidade da adoração a Deus, (Atos 12:21-23), por receber honras e elogios que deveriam ser de Cristo, e por tornar a adoração a Deus em show, culto profano e pagão.

6) PORQUE A COREOGRAFIA SEMPRE ESTÁ ENVOLVIDA COM CARNALIDADE.
Na coreografia, os movimentos dançantes são voltados para demonstrações dos corpos de quem dança. A mente de quem assiste é eficazmente desviada para contemplar movimentos, e não para pensar em Deus ou em Cristo. As moças fantasiam-se sensualmente, – exatamente como procedem as dançarinas mundanas para atrair olhares, e provocar impressões sensoriais fortes em quem assiste. Quando dizem que estão imitando a profetisa Miriam, com coreografias modernas, tais coreógrafos esquecem-se de que uma profetisa judia nunca vestiria trajes tão pecaminosos como as atuais fantasias que circulam nos palcos eclesiásticos dos nossos dias. Pelo efeito que produz, a coreografia é uma obra de sensualidade, voltada para o pecado da carne; e o pendor da carne é morte, (Rm 8:6).

7) PORQUE É PECAMINOSO POR ENALTECER A NATUREZA HUMANA.
Nada pode ocupar o centro da adoração cristã senão a Palavra de Deus, por meio do pregador. As danças, os conjuntos, cantores e corais são terminantemente proibidos de ocupar o lugar central da Palavra de Deus no verdadeiro culto cristológico. Todas essas pretensiosas formas de expressões de louvor são individuais e particularizadas, devendo apenas ser para uso de cada um em ambiente privado, não na igreja. Na igreja o culto é público, e o louvor sempre é congregacional. O apóstolo Paulo foi incisivo contra os coríntios com seus individualismos em detrimento da igreja como corpo. A visão de cantor A, conjunto B, coral C, que se apresentam sozinhos, segregando-se do louvor congregacional, nada mais é do que uma visão de fama, e isto é pecaminoso aos olhos de Deus.

Uma expressão absurda que se usa muito nas liturgias seculares é o termo “participação especial” para designar um cantor que vai cantar na frente da igreja. Sem perceber, o liturgo anuncia que o culto vai parar porque alguém mais especial vai cantar.

Sempre que houver o incentivo à manifestações particulares de louvor, a tendência é à segregação, individualismo, fama, elogios, e exaltação à pessoa que canta ou grupo que se apresenta. Assim sendo, tais modelos são carnais, (Gl 5:20-21) e devem ser evitados na igreja de Cristo. Todos esses modelos são seculares, trazidos do mundo pagão para dentro da igreja, sem nenhuma base bíblica. No céu toda a igreja cantará em um coral universal; lá não haverá participação especial de A ou B. Se a igreja de Cristo quer agradar a Deus, então, deverá copiar o modelo das coisas celestiais, e não das terrenas, (Cl 3:2).

8) PORQUE É AFÔNICA E DENUNCIA-SE DESNECESSÁRIA
A mais absurda idéia que podemos ouvir dos defensores da coreografia na igreja é que ela é uma maneira de louvar a Deus. Usam os textos dos Salmos 150 e o exemplo de Miriam (“Se ela dança, eu danço!”), e o exemplo de Davi – textos que tratarei mais adiante – para fundamentar uma teologia contraditória, por desconhecerem a verdadeira idéia do salmo 150 e do exemplo de Miriam.

A grande contradição da coreografia é que ela precisa da música para louvar. Ora, como pode um corpo dançante louvar, se louvar é bendizer, e o corpo nada diz?

Ao olharmos para o Salmo 150:4 (“Louvai ao Senhor com adulfes e danças”), o termo hebraico mahol “dança”, é um termo usado como símbolo de alegria após uma vitória. Normalmente uma mahol era acompanhada de adufes (tof); por isso o salmista usa o conjunto “adulfes e danças”. A expressão hebraica do Salmo 150:4 é exatamente a mesma encontrada em referência à dança de Miriam em Êxodo 15:20, em sua forma verbal (“tocaram adulfes e dançaram”). Algo muito importante que muitos deixam de esclarecer é que a dança de Miriam nada tem a ver com o moderna coreografia praticada nas igrejas. Vejamos as diferenças: 1) A dança de Miriam foi resultado de uma alegria de vitória do povo de Israel sobre os egípcios; 2) Foi acompanhada por um instrumental próprio; 3) Constituiu parte do ato de louvor a Deus pela vitória, que compunha-se de repertório, som, e dança. Daí podemos concluir: a) que Miriam não coreografou apenas gestos mudos; b) Que é errado referir-se a Miriam apenas à sua dança, pois ela tocou, cantou, e dançou; c) Que a parte mais importante do seu ato não foi a dança, e sim a letra da música que ela proferiu; d) Que o que louvou a Deus não foi o movimento do seu corpo, e sim as palavras que proferiu para engrandecer e bendizer a Deus; e) Que a dança de Miriam não foi uma parte integrante do louvor, e sim o resultado da alegria que sentiu, sendo apenas uma manifestação contingente.

Uma segunda abordagem importante é lembrar que aquele ato de Miriam foi um ato profético extraordinário e inspirado, no qual, ela como profetisa inspirada, estava profetizando Palavras de Deus que ficaram registradas no cânon das Escrituras do Antigo Testamento. Portanto ninguém pode querer dançar como Miriam dançou, porque sua dança foi um mover inspirado do Espírito de Deus no profetismo do Antigo Testamento, que tinha fins de escrituração da Palavra de Deus; Miriam não dançou porque quis, e sim porque o Espírito quis. Quando as pessoas querem imitar Miriam, estão assumindo a postura do falso profeta, pois não têm credenciais para isto.

Quanto ao Salmo 150, estaria dando ordens para louvar a Deus com danças? Absolutamente não! O salmista não está se referindo apenas à “dança”, separadamente de adulfe, pois ele está se referindo ao ato de Miriam. “Adulfes e danças” é a expressão do louvor profético da profetisa Miriam, que foi inclusa no livro dos salmos para ser lembrada continuamente no cântico de Israel, porque continha os elementos da redenção de Israel.

Grande parte do erro da coreografia deve-se à visão errada que as pessoastêm dos Salmos. A maioria acha que os salmos são mandamentos; e quando lêem o Salmo 150:4, acham que o salmista está ordenando ao povo de Deus a dança como louvor. Os salmos são poemas musicais compostos pelos israelitas da antiguidade para serem usados como hinos na adoração. Ao invés de dançarem por causa da expressão do salmo, eles apenas cantavam o salmo; não há nenhum indício de que os israelitas dançassem no templo. Na verdade, o Salmo 150:4 não foi dado para imitar Miriam, mas para cantar a vitória redentiva que ela celebrou. Portanto, o Salmo 150:4 não é para ser dançado, e sim cantado. Bater tambores e movimentar o corpo nada diz acerca das grandezas de Deus; portanto, não é à dança ao que o salmista está se referindo, e sim ao que foi dito por Miriam quando dançou.

O caso da dança de Davi em I Crônicas 15:29 tem sido usado como modelo ou mandamento para justificar coreografia. Isto consiste muito mais em ignorância do que exegese. Davi não deu ordens a ninguém para dançar, nem instituiu em seu reinado a “dança litúrgica”. Mais uma vez, somente o rei se empolgou porque estava vindo de uma vitória contra os filisteus, e apenas ele dançou. Davi dançou e se alegrou, mas depois é que adorou ao Senhor com cânticos dos Salmos de sua autoria, (I Cr 16:7-36). Isto é prova de que as danças do Antigo Testamento estão relacionadas com a história das vitórias de Israel, e nunca com a adoração. Danças no Antigo Testamento é uma expressão de alegria, e não de louvor.

A dança celebra alegria, festa; a única festa a qual somos ordenados celebrar é a ceia do Senhor no dia do Senhor, (I Co 5:7,8).

9) PORQUE ROUPAS, CORES, FORMAS, LUZES E SONS SEMPRE CARACTERIZAM O VELHO CULTO CATÓLICO ROMANO.
O culto reluzente e colorido é o culto que não agrada a Deus. No Antigo Testamento havia muitas figuras, cores, formas e ritos, mas tudo tinha um significado tipológico. Com a vinda de Cristo, toda expressão profética do antigo culto cumpriu-se. Agora, somente os aspectos da nova aliança devem interessar à igreja de Cristo. Nada há Novo Testamento que nos dê a entender que o culto da Nova Aliança seja recheado de cores, luzes e sons. Ao contrário, a recomendação apostólica, quanto ao culto cristão, é de simplicidade e humildade. A igreja neotestamentária que mais deu trabalho ao apóstolo Paulo quanto à humildade do culto foi Corinto. Loucos por extravagâncias, os coríntios foram duramente repreendidos pelo apóstolo.

Antigamente, antes das missões protestantes alcançarem as Américas, a roupa comum dos crentes era, naturalmente, o paletó. O pregador usava paletó porque era a roupa de todos os homens presentes na igreja; não havia destaque do pregador pela roupa ou qualquer outro utensílio. Hoje as igrejas buscam destacar cada vez mais o pregador da multidão. Contrariamente aos reformadores do passado, o Catolicismo procurou enaltecer infinitamente seu clérigo, pondo sobre ele roupas, cores, e objetos, que o tornam o centro da missa. O papa católico, com seus grandiosos palácios e fortunas, com tantos aparatos, ouro, e finíssimas roupas sobre si, nunca poderia ser o representante de Cristo na terra;Cristo morreu nu, desprezado, sem riqueza, e abandonado numa cruz. Por este motivo, o verdadeiro culto cristão é aquele que melhor representa a humildade do nosso Senhor. Implementar o culto com tantas paramentas é voltar à ostentação do culto católico romano, culto abominável a Deus.

10) PORQUE IMPEDE QUE A PRÓPRIA MENSAGEM PRETENDIDA CHEGUE A MENTE, POR APRISIONAR-SE AOS OLHOS.
Deus nunca estabeleceria coreografias para o seu culto porque seria uma contradição de propósitos. Seria a coreografia para os olhos ou para mente? Até agora nunca vi nada diferente do que as tais danças proporcionam para quem as assiste, além de novidades para os olhos. Nada diz ao coração, nem à mente. Ninguém entende nada que se faz com o corpo. É mero lazer para quem pratica, e confusão para quem vê. Dessa forma, a coreografia constitui um elemento proibido pela literatura apostólica. Nela não há mensagem de louvor, palavras de gratidão ou qualquer coisa parecida. Como poderia algo tão inócuo e irracional fazer parte do culto racional dos cristãos, (Rm 12:1)?

11) PORQUE DESOBEDECE AO MANDAMENTO DA MODÉSTIA DA MULHER NO CULTO.
As dançarinas produzidas em vestes, cores e arranjos ferem a ordem apostólica dos trajes modestos que Paulo dá em I Timóteo 2: 9 para o culto cristão. O culto não é lugar para demonstrações de fantasias de danças femininas. Certamente isto constitui um pecado grave para com Deus: a profanação do seu santo culto.

12) PORQUE FAZ PERDER A SIMPLICIDADE DO CULTO A DEUS.
O culto cristão é um momento onde todos os crentes devem estar quebrantados de espírito, arrependidos de seu mal, perdoado o próximo, e na mais total dependência de Deus. O sentimento de igualdade e dependência mútua como partes de um corpo deve permear o ambiente sagrado, fazendo de todos um único organismo. Quando o culto é recheado de destaques, privilégios, participações “especiais”, apresentações e representações individuais, (cores, movimentos, sons, personalidades centralizadas no palco, concorrências, etc.) elementos chamativos da atenção da congregação para um único indivíduo ou grupo, perde-se então, a verdadeira natureza de culto a Deus; a adoração é transformada em relações psico-sociais e antropológicas. Personagens se tornam o foco das atenções, as mentes são desviadas de Cristo, e o interesse aumentado em direção aos talentos, cores, sons, gestos e aplausos.

Para a maioria das pessoas o culto não tem graça quando o único atrativo é Deus. Haverá sempre muito mais adeptos do falso culto, porque, além de tal culto não exigir pré-requisitos espirituais, ainda garante um relaxamento e lazer para os participantes.

13) PORQUE CONTRARIA OS PRINCÍPIOS DE LITURGIA DO CALVINISMO, CARACTERIZANDO OS USUÁRIOS COMO NÃO CALVINISTAS.
Calvinismo é um sistema de culto e vida. Incrivelmente, podemos encontrar coreografia em igrejas que vêm de origens calvinistas; até mesmo alguns pastores coreógrafos querem ser identificados como calvinistas. Com toda certeza esses movimentos coreográficos seriam taxados por Calvino e seus sucessores como movimentos pagãos. O culto do calvinismo clássico está muito longe das caricaturas modernas do culto protestante. Os praticantes da coreografia evangélica desconhecem o verdadeiro culto calvinista, e não partilham da tradição reformada deixada pelos gigantes do calvinismo clássico.

A ênfase dada pelos calvinistas ao culto cristão condena qualquer representação visível (CONFISSÃO DE WESTMINSTER, cap. 1, seção 1), seja de danças, de teatro, ou de qualquer outra coisa. Pastores que afirmam serem presbiterianos, ou que adotam a Confissão de Westminster como símbolo de fé, jamais deveriam estar envolvidos em práticas coreográficas no culto reformado, pois isso é negar o voto ministerial, e incorrer numa infidelidade para com a Igreja Presbiteriana do Brasil.

14) PORQUE A ORDEM É LOUVAR COM A BOCA, E NÃO COM DANÇAS.
“Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome.” (Hebreus 13:15)

A palavra “sacrifício” da expressão “sacrifício de louvor”, representa a adoração a Deus no Antigo Testamento. O autor está citando a mesma idéia contida em Oséias 14:2 (“sacrifícios de nossos lábios) para afirmar a verdade comparativa com o Antigo Testamento: enquanto a adoração da Antiga Aliança era por meio de sacrifícios de animais, a adoração da Nova Aliança é por meio de um outro tipo de sacrifício,“o sacrifício que procede dos lábios”. O autor desta epístola é unânime com a doutrina apostólica, quando fundamenta toda a adoração do Novo Testamento sobre o louvor dos lábios dos crentes. Indiscutivelmente, quando alguém tem dúvida sobre a adoração do Novo Testamento, podemos dizer-lhe que aquilo que era para o antigo culto de Israel, é hoje o louvor dos lábios dos crentes. Esse é o modelo neotestamentário de adoração da Nova Aliança, não havendo nenhuma outra forma de adorar a Deus, além de nossos lábios.

15) PORQUE NO CÉU O CORAL É DE VOZES E NÃO DE DANÇARINAS.
“Era necessário que, as figuras das coisas que se acham nos céus se purificassem com tais sacrifícios, mas as próprias coisas celestiais, com sacrifícios a eles superiores.” (Hebreus 9: 23)

O culto terreno, instituído por Cristo e pelos apóstolos, é figura do que há no céu, e lá não há grupos de dançarinas, apenas um imenso coral de vozes dos redimidos, (Apocalipse 7 e 19). O texto de Hebreus está intimamente relacionado com o sacrifício de louvor dos lábios dos crentes. Não há nenhuma margem para cultos dançantes no céu. A adoração a Deus que acontece na terra é uma cópia da adoração celestial. Por isso João tem a visão apocalíptica de um grande coral, e não de dançarinas.

16) PORQUE DENUNCIA A IGNORÂNCIA TEOLÓGICA DOS LÍDERES QUE APOIAM ESTE PECADO NA IGREJA.
Como já vimos anteriormente, a prática da coreografia na igreja é uma prática mundana que entrou no culto dos mais desinformados. A liderança que compartilha de tais “expressões de louvor” desconhece a história do Calvinismo, ignora os símbolos de fé reformados, não tem raciocínio teologicamente preciso, e nunca aprenderam teologia reformada. Cansam-se de dizer que são reformados, quando na verdade só acreditam, com reservas, no sistema de governo e na doutrina da predestinação. Se olharmos para o presbiterianismo histórico, veremos que os antigos líderes eram homens mais conscientes da doutrina reformada, e detinham certa cultura teológica; essa é razão porque nunca encontramos coreografia na igreja quando recuamos um pouco na história. A maioria da liderança perdida com coreografia representa um pessoal que nada lê ou estuda; ignora a teologia, as letras, e o conhecimento. Assim, perecem no paganismo de sua própria ignorância.

Quando corpos se contorcem feitos serpentes na frente de uma igreja, a única coisa que representam com aquelas danças é a materialização dançante da ignorância de seu pastor.

17) PORQUE CONTRARIA A ORIENTAÇÃO LITÚRGICA DA IPB.
A base constitucional contra a coreografia na igreja está nos Princípios de Liturgia cap. III, Artigos. 7 e 8, no qual a IPB define os elementos que devem constar no culto presbiteriano.

A posição mais recente da Igreja Presbiteriana do Brasil quanto à coreografia está na resolução exposta no documento CXIII da reunião ordinária do SC/IPB-98, aqual rejeita o movimento coreográfico na igreja em bases teológicas, históricas, e confessionais, ordenando aos concílios que façam lembrar aos pastores o voto de seguir os padrões institucionais quando da ordenação, e que também façam cumprir os princípios de liturgia quanto ao culto público da IPB no cap. III, artigos 7 e 8.

Todos os líderes eclesiásticos que compartilham, ensinam, ou praticam coreografias em suas igrejas incorrem em grave falta, sendo passivos de disciplina pelos concílios da IPB, bastando para isso que qualquer membro da igreja ou concílio denuncie tal líder. Aqueles que não concordam ou sentem-se ultrajados por causa de seus líderes dançarinos, devem enviar documento formal, com base constitucional (tanto do Manual Presbiteriano, quanto do doc. CXIII-SC/IPB-98) ao conselho, pedindo que tal documento seja enviado ao Presbitério. Em tal documento deve haverá: a) denúncia formal de que o pastor promove ou permite danças no culto público; b) a base constitucional que referenda a falta ( Manual Presbiteriano e doc. CXIII-SC/IPB-98); c) a requisição pedindo que seja proibido pelo concílio superior o procedimento coreográfico de tais líderes.

Fonte: TEOLOGIA HOJE

Rev. Jucelino Souza
Twitter: @jucelinosouza
e-mail: jucelinofs@yahoo.com.br

Comentários
  1. Caro , irmão
    Peço que acesse meu blog anasarrizo.blogspot para ver meu relato sobre o assunto “dança na igreja ”
    Sou ex-balarina profissional , e tenho feito um trabalho na igreja em relação a falta de base biblíca para utilização da dança no culto .
    A invasão do mundo tem tomado conta da igreja !
    Por favor , divulgue meu trabalho para que possamos alcançar o maior numero de pessoas , que querem sair do engano.

    Shalom

  2. Jônatas Costa diz:

    Esta eu gostei….rsrs.
    Gente, quanta viagem.
    Mano, estude a Palavra sem paradigmas concebidos pela sua igreja, e veja se não está totalmente errado com relação à dança.
    Somos uma cultura ocidental, mas infelizmente, adquirimos com o catolicismo essa idéia de que a dança é sensual. E as igrejas evangélicas hoje, associam da mesma forma, a dança e a sensualidade.
    Sempre houve dança nos tempos bíblicos, e faziam parte da liturgia de culto do povo israelita, não se faça de bobo, está ali para quem quiser ver. Na verdade todas as artes foram feitas para adorar a Deus, pois foi Ele quem as criou. O Diabo apenas distorce, e ainda engana crentes como você, que usa a Bíblia para tentar fazer pecado o que o próprio Deus santifica.
    Acho que Deus deve rir disso também… Porque tem tanta coisa que os homens repudiaram e Ele aceitou. O próprio Jesus foi repudiado quando estava na terra, pelos fariseus e pelos saduceus.
    Lembre-se: Deus não vê como nós, e com certeza, quando alguém dança em Sua presença, Ele não fica olhando seus quadris com malícia…

  3. Jônatas Costa diz:

    Ah… Vou acrescentar.
    Você disse que a dança não adora a Deus pois é afônica.
    Isso é um disparate que te desqualifica da posição de pastor.
    E o que dizer dos mudos da igreja? Pessoas que não produzem qualquer som, mas que de seus corações brotam um profundo louvor, que cheira como perfume nas narinas de Deus?
    Cara, quanta viagem…
    Você viajou mesmo, demais, demais…
    E duvido que convenceu alguém…

  4. Sumara diz:

    A paz do senhor…Eu Li tudo o Que o irmão postou e realmente algumas coisas eu concordo com o irmão Pois pra Bliblia não existe Coreografia mais sim a DANÇA pra adorar a DEUS mais Lamento lhe informar que o IRMÃO tem pouco conhecimento biblico sobre a Palavra de DEUS…Dança e Biblica sim e Foi feito para adorar ao senhor.se Você Realmente conhecece a Palavra de DEUS teria lido…

    Salmos capítulo 150 versículo 4 na Bíblia Diz assim:”Louvai-o com o tamborim e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos.”

    Leia e reflita.

    e ai Meu Querido irmão Vc falando isso Sobre a Coreografia está indo CONTRA a Palavra de DEUS Cuidado .Já errou feio em falar mal da obra de DEUS pois a obra de Deus não se JUlga,não se discuti e nem se comenta ela tem ki ser feita para adorar a DEUS…e Tem Mais não generalize pois eu por exemplo sou uma ministra da Dança do senhor e quero te ensinar algo ki o sinhor como servo de DEUS deveria saber antes de se converter ‘NUNCA FALE DA OBRA DE DEUS…REPREENDA QUEM FAZ ERRADO MAIS NÃO CRITIQUE A OBRA DO SENHOR” A paz do senhor meu Querido vou orar e pedir pra Deus Ki te dê sabedoria e Diserimento….Fique Com Deus.

  5. Meu querido li a sua mensagem com grande zelo e respeito, faço parte de uma igreja, que possui um grupo de coreografia, e sem duvida concordo em genero numero em grau, pois sei que um culto ao nosso Deus é de suprema importancia haver toda reverencia e leitura b´blica, louvor e oração, os componentes de um culto, como realizo encontro jovens de mes em mes, resolvi adicionar teatro, coreografia e outras tarefas para a juventude que possui consciencia cristã e, consciencia que estes apetrechos, não são componentes de um culto, como realizo estes eventos , não em forma de culto , mas em forma de encontro jovens convertidos em cristo…agora, a que fim levará este evento, cabe a DEUS com sua soberana sabedoria julgar o resultado, que creio que seja o mais puro e digno de aceitação, é deveras entender que a centraliodade destas tarefas, estaá na pessoa de CRISTO, E, é bom lebrar que hipercalvinismo é um pecado que se compara a qualquer outro tipo de pecDO, E , A MINHA OPINIÃO É QUE dEUS DEVE TER MUITA MISERRICÓRDIA DAS IGREJAS BRASILEIRAS, POIS UM POVO TÃO CALIENTE VIVA UMA CRISE PROFUNDA DE IDENTIDADE..ONDE NINGUÉM SABE QUE É NINGUÉM…

  6. LEMBRE-SE DISCORDAR, NÃO SIGNIFICA SERMOS INIMIGOS

  7. MOREIRA-DULCINÉIA diz:

    Estou muito cansada de tantas asneiras que aos poucos tomam canta das nossas igrejas. Sou batista e na minha igreja também havia muita coreografia, mas graças a Deus acaboụ Agora só em ocasiões muito especiais. Eu pessoalmente nunca gostei, pois é um espetáculo onde quem o faz busca atenção para si e isto é pecado.Apesar de não concordar com muitas coisas que estão acontecendo nas igrejas evangélicas eu me calo pois já passei do quarenta anos e se eu falar alguma coisa vão dizer que sou uma velha ultrapassada, mas lá no fundo de minha alma tenho vontade de largar tudo e ficar em casa já que as vezes me aborreço mais quando vou a igreja do que quando estou em casa. Bem por amor a mim mesmo e a minha pobre alma que necessita tanto de Deus eu vou levando até Jesus voltar aí eu quero ver quem tem razão.

    • shara diz:

      Minha querida irma, a obra de Deus a gente naum vai levando vai levando comp se fosse um casamento q naum esta dando certo ou um empregp q naum quer mais ficar mas naum tem opcao e vai levando. A obra de Deus eh Santa e vc deve adorar indepemdentemente se o irmao do lado esta ou naum adorando. Afinal de contas salvacao eh individual. Vai se converyet

  8. DANIELI diz:

    pois eu acho que nada melhor que louvar a Deus com gestos, isso sim expressa algo lindo,nao concordo com o que li,pois o importante é louvar de coração e pra Deus!!!

  9. Luana Cordeiro Evaristo diz:

    Muitas pessoas olham para os grupo de dança e por achar bonito,desejam participar, sem se dar conta de que há um preço por trás de tudo

    Antes de sermos bailarinos, somos vasos santos, ministros e sacerdotes. Logo, temos a responsabilidade de sermos referencial da glória de Deus.

    Aqueles que participam do ministério devem entender que o que fazem não é somente algo bonito, mas que deve comunicar alguma coisa. A arte só vai ter valor se salvar, curar, restaurar e edificar. E no caso da dança, a unção vem pelo movimento. Não se trata de um adorno para enfeitar o púlpito da igreja. A vida e o caráter do ministro devem ser tratados antes de estar à frente da igreja. Querido ore e busque direção de Deus antes de qualquer comentário, lembre-se que a mesma bíblia que diz tudo isso aí que você cita e interpreta da sua maneira, é a que diz que não devemos jugar nossos semelhantes . Graça e paz, estou orando por você.

    • jucelinosouza diz:

      Caríssima Launa,

      Vejo que seus argumentos em favor desta prática nociva ao Corpo de Cristo, que é a coreografia litúrgica,
      são completamente desprovidos de de EMBASAMENTO bíblicos e de fundamentação EXEGÉTICA…

      Você cita conceitos e avaliações que são exatamente os mesmos pensamentos enganosos do seu coração:
      1. Antes de sermos bailarinos, somos vasos santos, ministros e sacerdotes?????
      2. A arte só vai ter valor se salvar, curar, restaurar e edificar?????
      3. E no caso da dança, a unção vem pelo movimento?????
      4. Lembre-se que a mesma bíblia que diz tudo isso aí que você cita e interpreta da sua maneira, é a que diz que não devemos jugar nossos semelhantes?????

      Peço que vc. reflita com verdadeira humildade, procure conhecer as Escrituras Sagradas de forma sólida e coerente….
      Somente depois, profira um JUÍZO DE VALOR sobre o meu caráter e o meu ministério.

      Achei lamentável seu comentário!

  10. Prezado pastor, saudações:
    Antes de condenar o ministério de dança (ou coreografia) nas igrejas presbiterianas, e inclusive conclamar os crentes presbiterianos a denunciarem seus pastores que tal prática usam, gostaria de saber se o rev. teria coragem de conclamar suas ovelhas a denunciarem pastores, presbíteros e membros em geral para denunciarem aqueles que são membros da Maçonaria que, sem dúvida alguma é uma heresia diabólica, praticante de cultos satânicos. Há “reverendos” que não digerem um mosquito mas estão sujeitos a “engolir” um elefante! Gostaria de fazer uma pergunta: Quantas almas v.sa., batizou no ano passado e quantas tem certeza de que vai batizar esse ano? Já existem até pastores presbiterianos gays… ou v.sa., não sabe? Dá licença!!!!

    • jucelinosouza diz:

      Caro Atauapa P. de Souza,
      Não sou eu (primeiramente) quem CONDENA esses ‘ministérios’ de dança litúrgicas (ou coreografias) mas as SANTAS ESCRITURAS SAGRADAS, as quais pelo visto vc não honra nem tem o menor repeito… o que eu considero lamentável….

      Caso vc queira (e tenha condições) estou a disposição para discutir a fundamentação bíblico/teológica que embasa esse texto que vc agredido sem temor… Aguardo seus questionamentos… Tenha mais cuidado na maneira como trata pessoas que vc não conhece e que estão procurando o bem da Igreja do SENHOR D_us… Não seja tão precipitado em suas palavras….
      Forte abraço.

      • Luana diz:

        Sabe o que condena os MINISTÉRIOS de dança? A religião, as placas de Igrejas, os costumes.. E é isso que tem de acabar e não a dança!

      • Daniela diz:

        Bom dia!
        Quanta bobeira exposta em um só post!!! É de dar nojo!!
        Irmão, Rev? Pastor???Que tipo de Pastor chama suas ovelhas de ignorantes???
        A Deus seja dado toda honra e toda gloria!!!
        Nosso corpo é templo do Espírito Santo então devemos usa-lo para glorifica-lo, Concordo que as vezes, podemos encontrar pessoas que tem o propósito de Se exaltar, mais não podemos generalizar, tem também aqueles que vêem a dança com maldade e com malicia e não querem enxergar o mover do Espírito Santo. Que ao invez de conversar e até colocar algumas regras básicas para que isso não ocorra, preferem reprimir a adoração através dos gestos!!Da mesma forma que muitos se dizem cristãos e ao invez de levar almas/vidas para Jesus, terminam de jogar ela no fundo do poço. Pois não se aprofundam nos ensinamentos bíblicos, e não vem que não importa a forma de adorar, mais sim a singeleza de coração.
        Posso adorar a Cristo, cantando,dançando, pregando,pulando, gritando, chorando Deus me deu livre arbítrio para fazer minhas escolhas, e adora lo da minha forma vai agradá-lo da mesma maneira. Desde que realmente seja para Ele!
        É incrível sua capacidade de distorção da palavra de Deus, acredito que o ”pastor” deveria estudar mais a bíblia e veria que o que esta fazendo é não esta correto.

        Então pra te ajudar um pouquinho, vou te mostrar algumas coisas nas quais constam na bíblia já que o mesmo que uma discussão com fundamento, e não tem tempo de procurar na bíblia o que realmente Deus fala sobre a dança!!!
        Segue:

        Então Miriã, a profetisa, irmã de Arão, tomou na mão um tamboril, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris, e com danças.
        Êxodo 15:20

        Quando Jefté chegou a Mizpá, à sua casa, eis que a sua filha lhe saiu ao encontro com adufes e com danças; e era ela a filha única; além dela não tinha outro filho nem filha.
        Juízes 11:34

        Sucedeu porém que, retornando eles, quando Davi voltava de ferir o filisteu, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, cantando e dançando alegremente, com tamboris, e com instrumentos de música.
        1 Samuel 18:6

        E as mulheres, dançando, cantavam umas para as outras, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém Davi os seus dez milhares.
        1 Samuel 18:7

        tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
        Eclesiastes 3:4

        E Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor; e estava Davi cingido dum éfode de linho.
        2 Samuel 6:14

        Acho interessante ler este dinovo..
        E Davi DANÇAVA com todas as suas forças DIANTE DO SENHOR; e estava Davi cingido dum éfode de linho.
        2 Samuel 6:14

        Disse, porém, Davi a Mical: Perante o Senhor, que teu escolheu a mim de preferência a teu pai e a toda a sua casa, estabelecendo-me por chefe sobre o povo do Senhor, sobre Israel, sim, foi perante Senhor que dancei; e perante ele ainda hei de dançar
        2 Samuel 6:21

        Louvem-lhe o nome com danças, cantem-lhe louvores com adufe e harpa.
        Salmos 149:3

        Louvai-o com adufe e com danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com flauta!
        Salmos 150:4

        Então a virgem se alegrará na dança, como também os mancebos e os velhos juntamente; porque tornarei o seu pranto em gozo, e os consolarei, e lhes darei alegria em lugar de tristeza.
        Jeremias 31:13

        Vai desprezar o que as escrituras dizem?
        Não vamos interpreta as escrituras sagradas de forma boçal, nem acrescentar ou retirar se quer uma virgula, pois Deus nos condenará por isto!

        Peço a Deus misericórdia, por todos aqueles que viram o que o ”senhor” (se é que posso chama-lo assim, mais não vou entrar em discussão sobre isto pois não quero julga-lo isto cabe somente a Deus) escreveu, acreditaram e reprimiram seus dons e talentos dados por Deus.

        ”Porque os dons e a vocação de Deus são irretratáveis.
        Romanos 11:29”.

        E que Eles encontrem a verdadeira mensagem de Cristo e sejam salvos!
        Estarei orando pela sua vida, para que Deus te de sabedoria de como utilizar essa arma tão poderosa chamada internet, para que realmente salve vidas e não as condene, nem julgue-as!!

  11. Bruna diz:

    Ignorância da sua parte achar que queremos tirar o brilho,Deus e o centro e sempre sera graças a Deus eu tenho prova vivas de pessoas que foram a cultos e se converteram depois de uma apresentação, e estão firmes até hoje.,Assim como vc menciona (A ignorância dança na minha frente! Colorida, maquiada, e iluminada, ela se contorce feita serpente, mas não entendo o que ela quer dizer!) Não sejais como o cavalo ou a mula, sem entendimento, os quais com freios e cabrestos são dominados; de outra sorte não te obedecem” (Salmo 32:8-9).

    Corruptos existe em todo lugar na verdade e que por tras da adoração a um preço pago,será que vc tem pagado um preço por vidas??? na verdade os grupos de coreografia estão fazendo o que muitos Pastores não faz ganhar almas já ouvi muitos dizerem que foram a igreja convidado por alguém e acabou aceitando jesus depois de assistir uma dança profética ou um apresentação teatral,acho que o senhor está um pouco preocupado não pq estão querendo roubar o centro que e Deus mas sim pq estamos fazendo o que poucos Pastores fazem ganhar almas pra Deus o mais importante não e dançar se repimpar,andar de terno e gravata e colocar a biblia debaixo do braço, o que faz a diferença e ganhar almas,almas ,almas tudo com ordem e decência..

    Quantas o senhor ganhou esse ano? /o/

    • jucelinosouza diz:

      Cara Bruna,

      Seu comentário reflete muito bem, a postura daqueles que DEFENDEM cegamente a Coreografia litúrgica, sem nenhum compromisso comas Sagradas Escrituras…
      Seu comentário é ofensivo, faz citação de texto bíblico (sl. 32.8-9) despropositadamente e com o intuito de ofender um ministro da palavra, que vc. se quer conhece…

      Considero muito lamentável, mas como disse reflete a postura padrão daqueles que por REJEITAREM a orientação sólida das Escrituras Sagradas, seguem cegamente defendendo o indefensável… Não ofendi diretamente vc. ou qualquer outra pessoa…. Mas, o que recebe em quase todos os comentários são ofensas… Por que? Onde está a discussão do conteúdo pstado aqui? Onde estáa defesa exegética coerente dos textos sagrados que vc. e eoutros se valem para autenticar esta prática DESAUTORIZADA pela Escrituras, que vcs., têm infiltrado n Culto ao SENHOR?

      Falta temor… falta respeito… compromisso sólido com as Escrituras…. falta conhecimento da Palavra do SENHOR…. Lamentável

      Seja mais humilde, seja coerente… Apresente suas interpretações bíblicas… Mostre onde estão os erros de interpretações neste post…. Eu duvido muito que isso acontecerá!

      • Deise diz:

        Não poderia deixar de comentar, o título de seu texto é uma demonstração de tremenda falta de respeito, chamando a todos que fazem parte de grupos de coreografia de ignorantes e depois vem falar de respeito? Pastor quer dizer então que na hora de nos ofender vc pode usar textos bíblicos e nos afrontar, quando usado para vc, o desrespeitamos? A colocação do comentário acima foi muito feliz ao dizer que através da coreografia vidas são libertas.
        Então fica minha pergunta? Se a coreografia é algo tão errado assim, como através dela Deus opera? Só falta agora usar textos em que irá atribuir sinais e maravilhas para o diabo! Cuidado o pecado da blasfêmia e imperdoável!

  12. MARIANA diz:

    A PAZ DO SENHOR PASTOR!
    NAO ESTOU AQUI PARA FALTAR COM RESPEITO COM O SENHOR, AFINAL O SENHOR É AUTORIDADE DE DEUS INSTITUDA NA TERRA. FAÇO PARTE DO GRUPO DE DANÇA DA MINHA IGREJA E TAMBEM DO LOUVOR E GOSTARIA DE COLOCAR MINHA OPINIAO EM RELAÇÃO AO SEGUINTE ASSUNTO DISCUTIDO.
    GOSTARIA DE CITAR DUAS PASSAGENS BIBLICAS QUE TRAZEM A DANÇA DENTRO DA PALAVRA.
    1° DANÇA DE MIRIAN A PROFETIZA – EXODO 15:20
    2°DANÇA DA FILHA DE HERODES – MARCOS 6
    SE FORMOS ANALIZAR SAO DUAS SITUAÇÕES TOTALMENTE DIFERENTES, A INTENÇÃO DO CORAÇÃO ERA DIFERENTE.
    ASSIM COMO NAOS IGREJAS DE HOJE EXISTEM MINISTROS DA PALAVRA, DE LOUVOR TAMBEM EXISTEM SIM MINISTROS DE DANÇA QUE DANÇAM POR DANÇAR…
    MAIS NAO PODEMOS GENERALIZAR.Salmo 149 “Louvai-O com danças!! Dúvidas? Ele recebe o nosso louvor desde que seja com um coração quebrantado e se nos entregarmos a Ele!!TEMOS QUE APRENDER QUE LOUVOR NAO É MUSICA … LOUVOR É UMA VIDA DE ADORAÇÃO
    A SUA VIDA TEM QUE CANTAR A DEUS…
    ESPERTO QUE O SENHOR MUDE SUA VISÃO EM RELAÇÃO A DANÇA … NA BIBLIA NAO FALA DE PREGADORES DE TERNO E GRAVATA E MICROFONE NA MAO… MAIS NEM POR ISSO É ERRADO POIS SAO FROMAS QUE O SENHOR NOS DEU PARA FALARMOS DO AMOR DELE… A MESMA COISA SÃO AS ROUPAS DA DANÇA E SAPATINHAS E TUDO QUE USAMOS NOS CULTOS…
    DEUS ABENÇOE!

    • jucelinosouza diz:

      Cara Mariana,

      Devo agradecer a vc por não fazer agressões como os demais, muito embora seu comentário não seguiu o conselho que deu: Discutir o assunto com fundamentação sólida e exegese coerente.
      Vc. cita dois textos que em nada fundamentam a discussão… Cita sl. 149, que se quer fala de Culto Solene… Faz definição generalizada de louvor e não fundamenta nada o assunto em discussão, que é Dança Litúrgica ou Coreografia no Culto Solene…

      Creio firmemente que o SENHOR não irá mudar minha visão em relação a este assunto, por que o texto apresenta exatamente aquilo que é a Visão do SENHOR D_us e não a minha sobre esta questão… Aquilo que é a vontade do SENHOR sobre Culto Solene…

      A questão da roupa dos pregadores, do microfone são distinto do nosso assunto. Os primeiros são aspectos circunstanciais do culto, enquanto a dança litúrgica, torna-se um ELEMENTO do Culto. Os elementos foram detalhadamente descritos nas Escrituras, como o texto acima mostra.

      Deixo para vc e os demais um TESTEMUNHO de alguém que de forma HONESTA (ainda que ao meu ver não tão sólida), mudou sua Visão sobre a DANÇA LITÚRGICA:

      Fernanda disse…
      lembro-me da minha última vigilia, onde já inquieta e com muito temor procurava respostas sobre se estava agradando a Deus com o ministério de dança, e isso depois de 5 anos de ministerio, começamos com 3 meninas e hj estavamos em 12,
      pensava que já que DEus permitiu o crescimento era sinal de aprovação, meu Deus quanta ignorancia e falta de entendimento,o que me deixou mais alarmada foi verificar atraves de testemunhos das proprias meninas que só estavam ali naquela igreja por causa da coreografia, ai o temor tomou conta de mim, algo estava errado mas meus superiores entitulados profetas, não estavam enxergando o problema e Deus nem estava mostrando pra eles, afinal o carro o dinheiro, casamento com festa, as repreençoes e perseguições em cima do altar parecia ser algo mais importante, do que a alto destruição da igreja, sei que nessa vigilia iriamos dançar, peguei o microfone e ao agradecer pela oportunidade eu disse: Senhor se a dança não te agrada, se isso me afasta de ti, por favor tire de mim, mas por favor não retire o Espirito Santo pois quero ver e fazer a sua vontade e te adorar em Espirito e em verdade,recordo-me que Deus me disse o que quereres que eu te faça? e eu disse quero ser o que o Senhor quizer que seje,eu quero a tua vontade em mim, e pra minha surpresa depois de 1 semana não sentia mais vontade de estar dirigindo aquele ministerio, me enojava ver e adimitir cmo pude ser tão cega, e não ter visto que os aplausos, aqueles passos sincronizados, as peças teatrais, td era pra preencher o nosso vazio de Deus, so massageava nosso ego, por mais que dizia p tds que a honra era dada somente ao Senhor, e que dançavamos p o Senhor, mas como se o povo estava la vendo e julgando erros e acertos, as roupas a maquiagem, era na verdade pra homens que dançavamos e não para Deus, essa é a pior mentira que o diabo tenta infiltrar nas mentes dos cegos espirituais,foi td uma cilada e hj sou livre p adorar a Deus sem precisar de fantasias, pois quem faz a obra é o Espirito Santo de Deus, não é a dança, teatro, a linguagem jovem, a musica, o modismo que ganha almas, que dão frutos bons,é o ESPIRITO sANTO E ENQUANTO os LIDERES NÃO RECONHECEREM ISSO, VÃO AMALDIÇOAR SUAS IGREJAS E SEMPRE DARAM FRUTOS SIM ,MAIS PODRES.
      em fim, Deus realmente me ouviu e me tirou daquele lugar que limitava a minha visão, estou sendo muito perseguida por isso, mas nada se compara com a felicidade que hj sinto por estar no centro da vontade de DEus, eu sou verdadeiramente livre para adorar a DEus porque o filho me libertou.
      3 de julho de 2009 00:16

      Forte abraço
      Medite com seriedade nas Escrituras, não vive de tradição, fazendo o que vc ver as pessoas fazerem sem procurar antes fundamentação sólida nas Escrituras.
      É muito sério DESONRAR o SENHOR, na sua adoração, o SENHOR não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão. Tome cuidado!

  13. vanderley andrade diz:

    È meu amado irmão, concordo plenamente com o seu artigo, mais infelizmente os falsos mestres que a palavra nos adverte, ja incutiram a mentira na mente de muita gente que se dizem evangélicos. Não desanime meu irmão continue no seu raciocínio, pois a palavra diz: MUITOS SÃO CHAMADOS E POUCOS SÃO ESCOLHIDOS. Deus te abençoe.

  14. Luana diz:

    Graça e paz rev. Sou líder de um grupo de dança e tenho certeza que Deus se manifesta quando danço o senhor com todo respeito não sabe o que fala pois através da dança mto São curados eu sou prova disso tinha depressão. Além disso Deus anseia intimidade mais do religiosidade e vc com seus fundamentos humanista e um religioso. Posso te fazer uma pergunta quantas pessoas o senhor ganhou para Cristo? Pois eu posso dizer que através da minha vida e dança que faço para Deus já ganhei almas.
    Agora me diga estou em pecado Jesus disse ide e pregai o evangelho não quer dizer só com palavras mas tbm com as artes. Deus te abençoe

  15. ALESSANDRA diz:

    DEVEMOS SEMPRE AGIR ATRAVÉS DO ESPIRITO DE DEUS E NÃO PELA IGNORANCIA DA CARNE SE A BIBLIA DIZ QUE MIRIAM DANÇOU NO PASSADO PQ Ñ DEVEMOS DANÇAR PARA JESUS HOJE NA ATUALIDADE E SIMPLESMENTE MOSTRAR PARA O MUNDO A DIFERENÇA QUE EXISTE ENTÃO AMADO ORE MAIS E PEÇA PARA DEUS ABRIR A SUA VISÃO ESPIRITUAL QUE NO MOMENTO ESTÁ OFUSCADA.
    OBS: FOI ATRAVÉS DA DANÇA QUE DEUS ME CONCEDEU A CURA DE UMA ENFERMIDADE POR ISSO ESTOU HOJE CURADA E 10 ANOS QUE SOU LIDER DO GRUPO DE COREOGRAFIA

  16. Sabe há momentos que Deus nos dá estrategia para pregar e ensinar sua palavra santa,
    No meu caso através da dança Ministério Siloé… A partir do momento que nós começamos a esquecer nosso EU… nossa Imagem, e começamos a fazer as coisas com a primeira a segunda e a ultima adoração a Deus.. Ele começa agir de uma forma inexplicável… Deus ñ precisa de pessoas que critiquem algo que estão fazendo para Ele de coração…
    Vc critica, mas oq vc esta fazendo????
    Eu estou Dançando e isto é algo bíblico…mas o senhor pastor está nos criticando , Realmente fiquei mt triste pela frase: COREOGRAFIA NA IGREJA: A Dança da Ignorância!!!! mas quem sou eu para tocar num ungido de Deus!!! só peso para que Deus te abençoe…

    • jucelinosouza diz:

      Cara Sara Thalliyta,

      A despeito de sua forma cortes e aparentemente espiritual, disfarçando seu orgulho e falta de humildade em aceitar a admoestação do SENHOR D_us, tão clara neste texto que vc despreza, contudo é meu dever, como ministro da palavra, alerta-la, mais uma vez:
      1. Saia do auto-engano, a vontade do SENHOR D_us, principalmente quanto a sua adoração, está revelada nas Escrituras Sagradas, não nas idéias de pessoas como vc., que demostram desconhecer o que a Bíblia ensina quanto a isto;
      2. Quem age de forma inexplicável não é o SENHOR D_us… Ele age sempre de conformidade com sua palavra, nunca contrariando a mesma, nem muito menos, desprezando-a;
      3. Vc. pergunta o que eu estou fazendo??? Ora, não consegue perceber? Estou zelando pela Palavra do SENHOR e suportando as afrontas de pessoas como vc. cheias de si, cheias de orgulho e que se consideram acima das Escrituras Sagradas;
      4. Deixo o espaço para vc. responder provando que dança litúrgica e bíblico (autorizado pelo SENHOR D_us), pode ser vc. ou quaisquer outras pessoas, mais habilitada nas Escrituras, seu pastor, seu líder…;
      5. Vc. também está enganada quanto a mim, como pastor, EU NÃO SOU UM UNGIDO… Eu sou u simples ministro da palavra e dos sacramentos em uma Igreja histórica e reconhecida nesta nação e no mundo, a Igreja Presbiteriana do Brasil. Na minha ordenação não derramaram nenhum óleo sobre mim (unção), nem eu fui UNGIDO com o Espírito Santo, como o foi, o único ungido (Cristo)… Acho muito lamentável, que com tanto desconhecimento da verdade, vc ainda se ache acima das Escrituras Sagradas.
      6. Vc. não tem autoridade nem poder para me ´tocar´ como diz as Escrituras sobre o Maligno e os verdadeiros cristãos… Mas, fique muito a vontade para me criticar (não é pecado) é seu dever, como é meu também, porém faça coerentemente, usando as Escrituras e eu terei prontidão eu atender o vc. dizer, sem recusar a verdade, como vc. está fazendo.

      Um forte abraço e inté…

  17. Alessandra diz:

    Sabe..só um homem muito carnal….vai olhar para as adolescentes dançando la na frente e desejá-las…foi o que o Senhor disse em seu comentário…

    muitas pessoas tem verdadeiros crimes e pecados enrustidos e disfarçados de religioão…como corações adulteros e até pedófilos…> esses sim é que precisam de compreensõa e libertação…pra dançar livre, na presença de Deus…agora quanto as que usam da dança para dizer que é Deus agindo,,quando na verdade não é ,,disso está cheio tambem entre homens quue se dizem profetas,,,mas vivem para crucificar e apredejar…( DESSES (aS) O SENHOR DARÁ CONTA…FIQUEM TRANQUILOS……………….

    • jucelinosouza diz:

      Cara Alessandra…

      Continue fazendo o que vc. está fazendo… Continue…
      Continue DESPREZANDO a PALAVRA do SENHOR D_us…
      Continue afrontando aqueles que de forma FIEL querem pastorear a Igreja do SENHOR…
      Continue… Continue… Continue…

      Ou, então, querida filha, se arrependa… se arrependa…
      Se arrependa do seu ORGULHO, de sua SOBERBA, de sua INSUBMISSÃO…
      Se arrependa e ABANDONE esta prática não autorizada e que DESONRA o SENHOR da Glória…

      Nunca desejei, nunca fitei meu olhar e qualquer pessoa no momento do Culto, jamais permitiria um sentimento torpe deste, na presença do SENHOR… Espero que Ele me conceda a Graça de NUNCA fazer qualquer coisa parecida…

      Lamento por vc., filha.

      • Nos desculpe por nossa ignorância mais o Deus q vc serve é diferente do meu ! o meu Deus é o Deus de amor de paz d Justiça q Nos ama de TAL maneira q nos deu seu único filho para todo aquele q nele Crê não pereça mais tenha a vida eterna ! vc usa trechos bíblicos vazios e sem coerência no q vc diz da mesma maneira posso montar esse mesmo tema a favor da coreografia usando esse mesmo assunto e trechos bíblicos mas sem delongas se vc acha q assim vai pro céu sem dança amém eu tenho q certeza e convicção q com a minha adoração em dança eu estou lá então meu querido irmão em cristo Jesus nos encontraremos lá na glória !

  18. Renata diz:

    Louvai-o com danças…salmos 150:4b
    Davi dançou qdo a arca voltou…
    Mirian e as mulheres dançaram depois de atravessar o mar Vermelho…
    Não fooi em culto ñ.
    Mas Deus repudiou a adoração deles?
    era mesmo muda?
    Se liga!
    Sua Biblia é diferente!

  19. vilma diz:

    eu um trecho que li na biblia não gravei onde estava escrito mas no meu coração que fala que devemos apresentar a Deus coreografias,peças
    teatrais e danças portanto a dança tambem é uma forma de adorar a Deus pois foi para o seu louvor que nos criou com todos os membros perfeitos,só não adoram a ele quem tem membros faltando vc deve ser um deles.

  20. Deise diz:

    Do início ao final de suas colocações, dá pra perceber a maneira como o escritor se coloca na posição de Deus, que ao ver seus servos o adorando através da dança sente repulsa. O que me diria se um portador de necessidades especias.que não fala,não anda, que não pode mecher nenhum de seus membros entrasse em sua igreja vc o veria como um inútil que não pode adorar?O corpo do salvo é templo do espírito santo, e apartir do momento que eu adoro a Deus em espírito e em verdade, assim como o salmista Davi fez, eu posso saltar, bailar,e até mesmo estar prostado, podemos O adorar, e se entregar por completo na presença d’Ele. Sua ideias estão presas a liturgias, critica tanto a dança achando que a mesma é continuação dos dogmas católicos, que ainda está preso aos seus conceitos, se conhece algum grupo de coreografia que usa a sensualidade para transmitir adoração de 2/1 ou esse grupo precisa rever os seus conceitos ou quem está vendo a apresentação tá querendo ver mais do que está sendo mostrado.
    Sabe, acho que ao invés de se estar perdendo tempo, querendo criticar as obras dos outros deveriam estar preocupados, com os pecados encobertos, igrejas que são abertas em cada esquina, pastores que recebem salários astronômicos, grupinhos de divisão, doutrinas humanas, as leis humanas querendo ser maior que a de Deus,existem tantas coisas que estão enfraquecendo a igreja, e a preocupação de alguns são com os grupos de coreografia, que na sua maioria, se dedicam para fazer o melhor para a obra de Deus.
    Oro para que o coração do povo de Deus seja transformado, e haja mais lugar para a vontade de Deus do que para “O ORGULHO HUMANO”,porque não são vão palavras que nos conduz ao céu, mas andar em comunhão e retidão de espírito. Sou líder de um grupo de coreografia, que trabalha com evangelização, o Senhor me chamou para essa obra, (porque sei que o diabo não iria fazer isso)
    e enquanto houver em mim o movimento o adorerei com a dança, e mesmo que esses me faltem em mim a um espírito de adorador independente do que acham ou deixam de achar.

  21. Quéren Hapuque diz:

    Bases bíblicas para permitir a coreografia:
    A Bíblia traz algumas menções de pessoas que dançaram em ocasião de alegria e festa, como Miriam (Ex 15:20) e Davi (I Cr 15:29), ou do povo de Deus se lamentar de não poder dançar por haver perdido o júbilo (Lm 5:15). Como toda expressão de comunicação, a música comunica alegria. Logo, a dialética recai não em cima da dança em si [ o ‘se’ ] mas ‘a quem’ e ‘o que’ eu vou comunicar através da dança. Os que dançavam em louvor não dançavam PARA O POVO: eles dançavam PARA DEUS.

  22. JÉSSICA diz:

    percebi que esse post não foi para discussão mas sim para tentar faer uma lavagem cerebral no povo de Deus..

    a palavra diz que DEUS é espirito e importa que o adoremos em espirito e em verdade….

    e isso quem pode julgar? Deus tem um chamado diferente para cada um de nós, então cada um cuide de seu chamado…

    pq infelizmente enquanto se discute aqui, almas morrem e perecem sem ter conhecido o verdadeiro amor transformador de DEUS.

  23. Cristália Soares diz:

    A Paz do Senhor irmão…

    Li o que escreveu,respeito sua posição eclesiástica,concordo com a exposição de todos os textos que o irmão escreveu.Mas preciso falar algo;vamos orar,clamar,nos arrependermos,e pedir que o Espírito Santo de Deus nos ajude neste clamor intercessorio,realmente a Igreja, a noiva do Senhor Jesus Cristo precisa ser restaurada.Mas nós não vamos chegar a lugar algum julgando uns aos outros,precisamos buscar o amor de Cristo,que nos constrange,e gera em nós o verdadeiro arrependimento.Fiquei comovida ao ver a cima o comentário de uma querida irmã Batista,que relatou que tem se entristecido na sua caminhada Cristã,por estar vendo da Igreja como ela mesmo disse os grupos de coreográfia,quero deixar a essa amada, aqui uma palavra 1 Corintios 13.7,e ao caro irmão também.Nos não podemos julgar,nem muito menos desistir,e entrarmos em uma apostásia Espíritual,mas clamarmos e através da palavra de Deus,nos ataviarmos,nos vestirmos como a noiva imaculada Ap.19.7-8,com vestes de Santidades que são as nossas atitudes como verdadeiros Cristãos.

  24. camilla diz:

    Ridículo. Quanta ignorância!!!!!!!!
    Falou muitas besteirass. Isso me entristeceu muitoo. Não sabe o que é ver pessoas entrando no reino de Deus através das danças, pessoas sendo libertas por causa de uma dança, pessoas sendo curadas através da mesma.
    Você está interpretando os versículos como você quer, é uma pena isso.
    Que Deus tenha muita misericórdia de sua vidaa.

  25. Gilberto diz:

    Quando chegarmos naquele grande dia aí sim veremos se o que vaiv aler são conceitos humanos ou a adoração a Deus. Cuidado ev. para quando chegar no céu não estranhar. Só mais uma coisa quando a dança for pro senhor avisamos ma senquanto a dança for pra Deus desculpe mas quem tem que gostar é ele. Se o Senor não gosta, fazer o que né? Mas de uma coisa tenho certeza Deus não se condiciona aquilo que o rev. acha de certo ou errado. Davi dançou diante da Arca da Aliança você não acha que se fosse algo tão profano que fosse ferir a santidde de Deus o próprio Deus não teria tomado providência?

  26. Gleyse diz:

    Olá, também faço parte de um grupo de dança na minha igreja e há alguns meses Deus tem me mostrado o outro lado da dança. Primeiramente Ele me fez entender que o ‘ministério de dança’ não é bíblico, portanto não deve ocupar o tempo precioso dentro das igrejas; no fundo sempre senti que algo estava meio vazio em relação à dança na igreja, não me completava como um ministério. Mas existe uma opção válida para a dança: evangelismo! Conheço o Grupo Jocum(Jovens Com Uma Missão) que usam a arte em locais apropriados para chamar atenção de pessoas e então falar do amor de Cristo à elas; foram muitos testemunhos de conversão através deste abençoado grupo.

  27. Aline diz:

    QUANTA FALTA DO QUE FAZER!!!! Se um reino estiver dividido contra si mesmo, não poderá subsistir.Se uma casa estiver dividida contra si mesma, também não poderá subsisti
    Marcos 3:24-25

    VAMOS PREGAR O EVANGELHO E DEIXAR DE ATACAR O CORPO DE CRISTO COM COISAS QUE SÓ O SR. PODE JULGAR, DIZER QUE DANÇAR É PECADO ;E SER JUÍZ DA IGREJA E DOS IRMÀOS. PORTANTO, DEIXEM DEUS SER DEUS….PQ NO GRANDE DIA CADA UM DARÁ CONTA DE SI A DEUS E NÃO DAS PRÁTICAS UNS DOS OUTROS….

    COM AMOR,

    ALINE

  28. Jéssica Targino diz:

    A Paz do Senhor Jesus Cristo amados!
    Sinceramente,fiquei horrorizada com o que acabei de ler…A principio,enquanto não haviam ofensas,tudo bem.Mais achei o texto muito pesado,e sem base Bíblica alguma.Tudo bem o pastor,reverendo ,sei lá o que ele é,dizer que a dança não fazia parte dos cultos,outra coisa bem diferente é ele criticar sem saber o quanto a dança significa pra muita gente,que temos ganhando tantos jovens pra Jesus,tirado tantas pessoas das ruas,das drogas!Eu quero só um versículo que prove que Deus abomina a dança!
    Também não vejo,nenhuma base bíblica para líderes de igrejas serem chamados de Reverendos…E nem por isso saio atacando o ministério dos mesmos,já que Reverendo significa :Digno de ser reverenciado.E se eu não me engano ,o único digno de reverencia é Deus,já que Ele não divide a Glória Dele com homens…Agora vem falar que a dança na igreja quer glória pra si!?
    Aqueles que perdem seu tempo atacando,julgando e querendo enfiar na cabeça das pessoas algo sem base Bíblica.Poderiam acordar todos os dias as 3h00 e fosse alimentar os mendigos na rua!Entregar uma flor pra uma prostituta e dizer Jesus Te ama!
    Mas tenho certeza que não fazem isso,primeiro porque julgar é mais fácil do que respeitar,segundo porque pouco sabem sobre Jesus!
    Sem mais.

  29. Rosy diz:

    Jesus !!!! Respeito cada ideia… Mas eu pensava que não existia mas pensamentos assim,com relação a Dança ( Não quero ofender ninguém ) . Mas eu danço p/ adorar a Meu Deus em gratidão por Ele ter me livrado da morte física , e hoje eu tenho a perna esquerda por um milagre Dele … Quando eu quis parar , Deus falou profundamente comigo, dizendo que eu continuasse. Tenho vários texto da Bíblia que me dar essa legalidade de cultuar a Deus com dança. “Não Será pessoas dizendo que a dança é errado” que vai me fazer parar…. Só paro quando o próprio Deus falará comigo , se caso Ele quiser que eu pare.. Eu paro… Mas caso contrário pode ser quem for eu não paro… Louvarei ao Meus Senhor com Danças para sempre… Amém !!!

  30. Camilla diz:

    Quanto conhecimento usado em vão!!! Pura ignorancia de um homem que se diz ser de Deus!
    A dança é relatada na biblia sim,a maldade esta no teu coração e não naqueles que adoram a Deus atraves da dança.

  31. Sarah Carolina dos Santos diz:

    A paz do Senhor !
    Olha fiquei decepcionada com o que o Senhor disse , eu sou coreografa da igreja , faço tudo pro meu Deus , sirvo o meu Deus , faço tudo pra mostrar a glória do Senhor , näo a minha glória , do mesmo jeito que o louvor e a pregaçäo leva a palavra , o ministério de dança também leva , pessa a Deus pra abrir sua cabeça , näo julge // o Senhor Deus vai te dar entendimento !

  32. Joane diz:

    Nossa, quanta ignorância da sua parte… EU louvo sim a Deus com o meu corpo, pois minha vida, minha alma e meu corpo são para a glória Dele !!! Acho que alguns comentários acima já estão dando a minha opinião .. E só pra você saber dono desde site, ” Primeiro a palavra de Deus, depois a sua opinião” !! fique na Paz ..

  33. Eliane Siqueira diz:

    Amado irmão:
    Fiquei muito triste ao ler seu artigo e o debate que ele causou. Não sei porque tanta polêmica em relação ao assunto, se as próprias escrituras já nos alerta de que na casa do Senhor haveria falsos profetas, raça de víboras… O nosso dever como seguidores de Cristo é edificar e não levantar contendas. Não consegui entender qual o seu objetivo em falar mal do Ministério de Dança. Não seria muito mais frutífero se você como anjo da igreja tivesse usado a oportunidade que Deus te deu (em escrever este artigo) para falar do amor de Cristo pelas pessoas que ainda não o conhecem???? Talvez se você começar a mudar a sua maneira de impor a palavra de Deus de uma forma onde as pessoas não se sintam agredidadas, conseguirá verdadeiramente o seu objetivo: santidade entre o povo de Deus.
    Nos comentários acima observei que o irmão admoestou as pessoas a terem mais humildade, o que é humildade para você? Que aceitemos de bom grado o seu ponto de vista? Diz um velho ditado que violência gera violência: as pessoas foram agressivas porque se sentiram ofendidas pelo irmão, a forma como o irmão julgou “as dançarinas”, foi rude, só faltou chamá-las de prostitutas que usavam o corpo para seduzir os irmãos da igreja. Tenha certeza de uma coisa, se essas meninas quisessem usar o corpo de modo profano, não seria num palco de igreja que fariam isso, não é mesmo???? Talvez esteja faltando para elas amadurecimento espiritual, que somente o Deus vivo pode dar, com o passar do tempo, enquanto trabalha no vaso escolhido a dedo por ELE mesmo.
    Tenha certeza irmão, que JEOVÁ o próprio DEUS, está cuidando de cada menina, lapidando, limpando, santificando e no” tempo Dele” serão como o mais fino ouro, lapidado pelas próprias mãos do Todo Poderoso. Por isso cuidado ao tocar num ungido do Senhor!!!!
    Para finalizar, o irmão já se questionou se está dentro dos padrões que Deus exige para ser um lider religioso? Será que o irmão também não está sendo moldado pelo Espírito Santo para ser considerado um homem de Deus? Lembre-se que os mesmos homens que colocam ministério de dança nas igrejas também escolhem os pastores. Se eles erram com a escolhas das meninas, será que também não erram com as escolhas dos líderes religiosos?
    Você é inteligente, tem o dom da palavra, estudou no nível superior, seja também humilde, peça perdão as pessoas que o irmão ofendeu, guarde suas opiniões pessoais para você, busque sabedoria do alto, clame para Deus abrir sua visão espiritual (pois todos nós somos limitados como seres humanos) e use seu espaço na Internete para ajudar aqueles que precisam de salvação e não de críticas destrutivas.
    Que a Paz do Senhor e suas misericórdias estejam sobre nós.
    Abraços a todos Eliane

    • Danubia diz:

      Vamos nos importar mais em pregar a palavra,ganhar almas,amar a todos,e adorar a Deus em todas as coisas.Que tudo em nossas vidas possa glorificar o nome DELE,pois por ELE e para ELE são todas as coisas,então se dançamos ,tambem é para glória de Deus.Não podemos classificar como pecado,ou errado,aquilo que particularmente não gostamos,vamos acabar com o preconceito dentro de nossas igrejas,nos influenciarmos na Palavra de Deus,não em falsas Doutrinas criadas por homens.Que o Eterno Deus possa esclarecer-vos!

  34. simone diz:

    vai se converter irmão tanta gente dança pro diabo porque não dançar pra cristo.

  35. simone diz:

    vai ganhar almas pra jesus falando coisa q preste não dando almas pro diabo.

  36. Ha me desculpa mais descordo 100% do senhor..pastor ne?Sou lider de coreografia e nao dancamos sensualmente nao,nossas roupas sao bem descentes e nao marcam nenhum corpo nao Fazemos um lindo trabalho tudo dedicado a Deus e ele se agrada pq ja usou pessoas p falar conosco sobre isso Simplismente…Nao critique nosso jeito de adorar a Deus ore a Deus e peca resposta p tudo isso que vc postou e nao use a biblia para afirmar o q VOCE nao gosta vc n é Deus nao julge o que ele nao julga valeu pastor?

    • Eliane Siqueira diz:

      É pastor… pelo jeito, sua maneira de ver ou entender a Bíblia terá que ser repensada, senão não haverá nenhuma ovelha para vc pastorear.

  37. Marcos Roberto diz:

    As danças deveriam ser espontâneas no culto público, pois a ordem no Sl 150.4 é para todos e não somente para um “ministério”. Esse negócio de coreografia por um grupo específico não me edifica em nada. Quando começa lá na igreja, eu baixo a cabeça e espero acabar. Não sou contra as danças, pois é bíblico, mas não vejo base bíblica para coreografia sendo apresentada na igreja.

  38. Arantxa diz:

    Onde o espirito de Deus está, há liberdade!

    A dança é adoração! A dança é instrumento de libertação e cura! A gloria de Deus também é manifestada pela dança!
    Eu danço para o meu Senhor, eu expresso os meus sentimentos e o meu amor por Deus dançando, e sei que ele recebe e se agrada da minha adoração, porque ela vem do mais profundo do meu coração!
    Desculpe a sinceridade, mas eu jamais havia lido um texto tão equivocado e ignorante!
    Meu irmao, Deus é muito mais do que você pensa entender, reveja os seus conceitos, tire as escamas dos seus olhos, incline seus ouvidos e tente compreender melhor os propositos de Deus!
    Que você seja ministrado por uma dança e que tambem dance na presença do Senhor!

    A paz!

  39. Ariane diz:

    Tão inteligente, palavras tão belas… e tão mal coladas. Se não gosta de danças nas igrejas, amém, é um direito seu. Procure ou funde uma igreja em que só haja louvor, oração e palavra. Mas não seja tão rude, preconceituoso e intragável como tem sido. Ofender os irmãos também é pecado; julgar também é pecado; se achar o centro da verdade também é pecado… se aqueles que dançam estão tirando o brilho Deus nos cultos, o amado irmão também está tirando o mesmo das vidas daqueles que gostam de dançar para Jesus. Quem somos nós para dizer se a adoração é sincera ou não?? Também há muitos músicos e pregadores que querem a glória para si, o amado irmão esqueceu de mencionar isso. Pessoas cultas, conhecedoras da palavra, que usam esse artifício para ter luz própria, e condenar aqueles que não participam da mesma prática, não é verdade??
    Acredito, do fundo do coração, que o amado irmão irá se decepcionar quando chegar aos Céus de glória. Júbilos de alegria, louvores e danças ocorrerão quando a igreja se juntar ao Noivo, e aí, o amado não vai querer ir pro Céu?? Estarei orando pra que Deus, somente Ele, tire essa raiz de amargura que habita em seu coração. Quem é feliz com Jesus fica feliz com os irmãos.
    Abraços.

  40. pamela faria diz:

    Você diz que é errado por que a Bíblia não diz que deve fazer parte do culto, e quando nos tempos antigos acontecia era fora do culto. Você só ora no culto na igreja? Você só fala com Deus no culto na igreja? Você só agradece a Deus pelas bençãos no culto na igreja? Creio que não. Eles dançavam em agradecimento ao Senhor, não importando se era no templo ou na rua, eles não tinham vergonha e se fosse tão errado como você diz ser, Deus não os abençoaria tanto quanto os abençoou.

Deixe uma resposta para Cristália Soares Cancelar resposta