FAÇA COMO JACOBUS ARMINIUS: Depois da Bíblia, leia CALVINO!

Posted: Janeiro 16, 2011 in Blogs Recomendados
Etiquetas:

Dr. Jacobus Arminius - - 1560 - 1609

Dr. Jacobus Arminius - - 1560 - 1609

“Depois da leitura da Escritura, a qual ensino, inculcando tenazmente, mais do que qualquer uma outra Eu recomendo que os Comentários de Calvino sejam lidos. Pois afirmo que, na interpretação das Escrituras, Calvino é incomparável, e que seus Comentários são para se dar maior valor do que qualquer outra coisa que nos é legada nos escritos dos Pais tanto que admito ter ele um certo espírito de profecia, em que se distingue acima dos outros, acima da maioria, de fato, acima de todos”. Jacobus Arminius (1560-1609) [Extraído e traduzido da primeira versão inglesa de 1816 Commentary on the Twelve Minor Prophets. Volume Second: Joel, Amos and Obadiah]

Alguns calvinistas poderão até ficar surpresos com a frase de Arminius, mas segundo o Dr. William den Boer, professor de História da Igreja e História dos Dogmas, na Universidade Apeldoorn, que apesar de reformado, procura desmistificar algumas ideias equivocadas sobre Arminius e sua teologia: “A teologia arminiana é pouco estudada e consequentemente mal compreendida”. cf. no post O Ideário Arminiano

Em seu livro “Duplex Amor Dei. Características contextuais da teologia de Jacobus Arminius (1559-1609)”, ou, amor duplo de Deus, o Dr. den Boer defende que e a preocupação central da teologia arminiana é destacar a justiça de Deus, apesar de ressaltar, que este tema não se desassocia de outros, estão todos interligados; o destaque ao livre arbítrio humano na teologia arminiana, surge como consequência a centralidade da justiça de Deus. Além de destacar a justiça de Deus, Armínius destaca que a escolha do pecado é do homem em sua completa liberdade para escolher, e, portanto, o mesmo é inteiramente responsável pelo pecado e suas consequências.

Mas há algo que os calvinistas podem fazer como fazia Jacobus Arminius, ler CALVINO!

CALVINO UM ESCRITOR PROLÍFERO
Lista de Obras:

O reformador francês João Calvino (1509-1564) foi um escritor teológico que produziu muitos sermões, comentários bíblicos, cartas, tratados Teológicos, e outras obras. Embora quase toda a vida adulta de Calvino foi gasto em Genebra (1536-38 e 1541-64), suas publicações divulgar suas idéias de uma igreja reformada adequadamente para muitas partes da Europa e de lá para o resto do mundo. É especialmente por conta de suas publicações volumosas que ele exerce uma influência duradoura sobre o cristianismo e a história ocidental.

Primeiro trabalho de Calvino foi publicada uma edição do filósofo romano Séneca “De Clementias, acompanhado de um comentário demonstrando um profundo conhecimento da Antiguidade. Seu primeiro trabalho teológico, a Psychopannychia, tentou refutar a doutrina do sono da alma, promulgada por cristãos a quem Calvin chamados de “anabatistas”. Sua primeira obra teológica, o Psychopannychia, tentou refutar uma doutrina do sono da alma, promulgada por cristãos a quem Calvino chamado de “anabatistas”. Ele acabou em 1534 mas, a conselho de amigos, não publicá-lo até 1542. Ele acabou em 1534 mas, a conselho de amigos, não publicá-lo até 1542. O trabalho demonstra que, desde sua conversão, Calvino tinha realizado um estudo sério e agora mostrou um domínio da Bíblia, e ele tinha-se tornado, com Karl Barth ‘s palavras, um humanista “teológico” e um biblista “- isto é,” não importa o quão verdadeiro ensinamento pode ser, ele não estava pronto para dar ouvidos a ele para além da Palavra de Deus.

Com vinte e seis de idade, Calvino publicou a primeira edição de suas Institutas da Religião Cristã (título em latim: Institutio Religionis Cristã), uma obra seminal na teologia cristã que ainda é lido por estudantes de teologia hoje. Foi publicado em latim em 1536 e em sua terra natal francês em 1541, com as edições definitivas aparecendo em 1559 (latim) e em 1560 (em francês). Foi publicado na América em 1536 e em sua terra natal em francês de 1541, com as edições aparecendo Definitivas 1559 (em latim) e em 1560 Francês (EM). O livro foi escrito como um livro introdutório s obre a fé protestante para aqueles com algum aprendizado e já cobriram uma ampla gama de temas teológicos das doutrinas da Igreja e sacramentos para a justificação pela fé ea liberdade cristã, e atacou vigorosamente os ensinamentos dos Calvin consideradas heterodoxas, particularmente o catolicismo romano, ao que Calvino diz que ele tinha sido “fortemente dedicada” antes de sua conversão ao protestantismo. O tema mais abrangente do livro – e maior legado teológico de Calvino – é a idéia da total soberania de Deus, em especial na salvação e eleição.
Calvino produziu também vários volumes de comentários sobre a maioría dos livros da Bíblia. Para o Antigo Testamento, ele publicou os comentários de todos os livros, exceto as histórias depois de Josué [embora ele não publicou seus sermões sobre I Samuel] e da literatura da Sabedoria que não seja o Livro dos Salmos. Para o Antigo Testamento, ele publicou os comentários de todos os livros, exceto as histórias depois de Josué (embora ele fez publicar seus sermões sobre I Samuel) e da literatura da Sabedoria QUE NÃO SEJA O Livro dos Salmos. Para o Novo Testamento, ele omitiu apenas as Epístolas breve segunda e terceira de João eo Livro do Apocalipse. Para o Novo Testamento, apenas omitiu ele como Epístolas segunda breve e Terceira de João eo livro do Apocalipse. Estes comentários, também, têm-se revelado de valor duradouro para os estudantes da Bíblia, e eles ainda estão em papel, após mais de 400 anos. Estes comentários, também, têm-se revelado de valor duradouro para os estudantes da Bíblia, e eles ainda estão em papel, após mais de 400 anos.

Calvino também escreveu mais de 1.300 cartas em uma ampla gama de temas.
Segue links para suas obras:
1. Institutas da Religião Cristã;
2. Comentários;
3. Cartas e
4. Sermões.

rev. Jucelino Souza
Twitter: @jucelinosouza
e-mail: jucelinofs@yahoo.com.br

Advertisements
Comentários
  1. David diz:

    Ou Melhor, leia a Biblia depois calvino e nunca arminio.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s