EM BUSCA DA VIDA ETERNA…

Posted: Dezembro 6, 2009 in Blogs Recomendados
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Rev. Jucelino Souza
Lucas 10. 25-37

➙ O diálogo entre o Senhor Jesus e o intérprete (doutor) da lei é composto de oito falas, e divide-se em dois tempos exatos de debate.
➙ Em cada tempo há duas perguntas e duas respostas, a estrutura formal de cada cena é idêntica.

PRIMEIRO TEMPO: UM DOUTOR DA LEI LEVANTOU-SE PARA TESTA-LO E DISSE:
➙ Pergunta 1: “Mestre, que farei para herdar a vida eterna?” [DOUTOR, v.25]
➙ Pergunta 2: “Que está escrito na lei? Como interpretas?” [JESUS, v.26]
➮ Resposta a P – 2: “Amarás a Deus e a teu próximo” [DOUTOR, v.27]
➮ Resposta a P – 1: “Respondeste corretamente; faze isto e viverás” [JESUS, v.28]

SEGUNDO TEMPO: ELE (o doutor da lei), DESEJANDO JUSTIFICAR-SE, DISSE:
➙ Pergunta 1: “Quem é o meu próximo?” [DOUTOR, v.29]
➙ Pergunta 2: “Certo homem descia de Jerusalém… (parábola). Qual destes três te parece ter sido o
próximo do homem que caiu nas mãos dos salteadores?” [JESUS, vv. 30-36]
➮ Resposta a P – 2: “O que usou de misericórdia para com ele” [DOUTOR, v.37]
➮ Resposta a P – 1: “Vai e procede tu de igual modo” [JESUS, v.37]

CARACTERÍSTICAS DO DIÁLOGO:
1. Em cada tempo há duas perguntas e duas respostas;
2. Em cada um deles o doutor faz a primeira pergunta, mas ao invés de responder a sua pergunta o Senhor Jesus faz uma segunda;
3. Em cada tempo o doutor, então, responde à segunda pergunta;
4. Cada tempo termina com a resposta do Senhor Jesus à pergunta inicial;
5. O primeiro diálogo focaliza a questão de se fazer algo para herdar a vida eterna. Se examinarmos bem, o segundo também. Desejando “justificar-se” ele pede uma definição de “próximo”. Indubitavelmente ele ainda está perguntando o que precisa fazer para herdar a vida eterna;
6. Cada tempo é iniciado com uma análise dos motivos do doutor da lei. No primeiro, é-nos dito que ele quer testar o Senhor Jesus. No segundo, encontramos que ele quer justificar-se;
7. Cada tempo termina com instruções acerca do que fazer. “Desta forma uma longa série de temas interligados torna claro que os dois tempos do diálogo são metades paralelas da mesma discussão”. Esta interação de temas se tornará ainda mais clara ao examinarmos minuciosamente o texto.

Assunto: Salvação, Vida Eterna.
Tema: Em Busca da Vida Eterna
Texto: Lucas 10.25-37

I. DEVEMOS BUSCA-LA COM SINCERIDADE
➙ Não é só buscá-la, mas devemos fazê-lo com sinceridade, sendo verdadeiros. (O Senhor Deus procura os adoradores que são verdadeiros)
➙É possível que nossas ações nada tenham haver com nossas intenções, isto não é sinceridade.
O Texto diz: v.25 “… levantou-se com o intuito de por Jesus a prova…”
➙ Que atitude triste, que comportamento lamentável.
➙ Em um momento solene, diante da pessoa bendita do Senhor (a seqüência das narrativas de Lucas nos fazer entender que o acontecimento se deu quando os setenta estavam dando seu relatório), não sabemos quando se deu, mas trata-se de um momento de reunião, de instrução do Mestre Jesus e temos um homem sendo insincero, não verdadeiro.
➙ Sua atitude, sua pergunta não condizem com suas intenções.
➙ Ficar em pé era uma atitude de respeito, de consideração ao que estava falando.
➙ Ele era um interprete da lei, um entendido, mas estava aparentemente se comportamento como um discípulo atento e
desejoso de aprender.
➙ Ele chama o Senhor Jesus de Mestre, de Rabi, mas, tudo é mentira, seu intuito é prova-lo, é testa-lo, é tenta-lo para ver como ele reage (Lc. 4.12 – não tentarás), a intenção é apanha-lo em suas próprias palavras (Lc. 11.53,54).
➮ Sem sinceridade nunca iremos chegar ao entendimento da vida eterna.
➙ As palavras da presidente da SAF, comentando o moto, que diz: “Sejamos verdadeiras auxiliadoras”, disse: “Devemos nos aproximar de Deus com um coração sincero, ou seja, leal, verdadeiro, sem disfarce ou dissimulação…”.
➙ É exatamente isto que este texto nos ensina, onde não há sinceridade, não haverá entendimento espiritual da vida eterna.
➮ Convidar as senhoras da SAF para repetirem seu moto: “Sejamos verdadeiras auxiliadoras,
irrepreensíveis na conduta,
incansáveis na luta,
firmes e vitoriosas por Cristo”.
➙ Leitura do Salmo 5.

Em nossa busca da vida eterna devemos usar de toda sinceridade e também:

II. DEVEMOS BUSCAR COM TODO O NOSSO SER
➙ Esta busca integral está diretamente ligada ao valor do que se busca, a vida eterna.
Não é algo de pouca importância, é a busca mais importante de toda a nossa vida.
➙ O texto no v.28 diz “Respondeste corretamente: faze isto e viverás”
Qual foi a resposta correta? Foi que devemos
“Amar a Deus de todo o coração; de toda a alma; de todas as forças e de todo o entendimento e o próximo como a nós mesmos” (v.27)
➙ A conversa poderia encerrar-se aqui, neste ponto, a resposta já fora dada.
➙ “Faze isto e terás a vida eterna”, esta não é uma resposta mentirosa ou irônica.
É a verdade das Escrituras, quem buscar ao Senhor Deus desta forma, será achado por Ele.
➮ Deuteronômio 4:29-31
29 De lá, buscarás ao SENHOR, teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma.
30 Quando estiveres em angústia, e todas estas coisas te sobrevierem nos últimos dias, e te voltares para o SENHOR, teu Deus, e lhe atenderes a voz,
31 então, o SENHOR, teu Deus, não te desamparará, porquanto é Deus misericordioso, nem te destruirá, nem se esquecerá da aliança que jurou a teus pais.

➮ Deuteronômio 30:1-20 [ler todo]
➮ Façamos como fez aquele homem, que a sentir-se em total desventura, lembrou-se de buscar ao seu pai: “Irei ter com meu e lhe direi, pai já não sou digno de ser chamado de filho, tenha-me como um de teus escravos”
➮ O salmista disse: “Ao meu coração me ocorre: buscai a minha presença; buscarei, pois, Senhor, a tua presença” (Sl. 27.8).
➮ No Salmo 119 temos: vv.2, 10, 34, 58, 69, 145. [de todo o coração faz a diferença]
➮ O Profeta Jeremias registrou a palavras do Senhor sobre Judá e Israel. Jr. 3.1-13. [Elas não se voltaram de todo o coração]
➙ Seja sincero em sua busca pela vida eterna;
➙ Busque esta vida eterna de todo o teu coração, de toda tua alma, de toda a tua força, de todo o teu entendimento;
➙ Em sua busca vá abandonando o pecado, deixando tudo o que impede você de correr a carreira que te está proposta.

III. EM NOSSA BUSCA, DEVEMOS DEIXAR DE LADO TODA JUSTIFICATIVA INVÁLIDA
➙ O texto diz: v. 29 “Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: Quem é o meu próximo?”
Temos um homem que demonstra está interessado em como herdar a vida eterna;
Que aparentemente está disposto a fazer qualquer coisa para conseguir a vida eterna, mas,
Depois que ouve o que deve ser feito procura justificar-se (que tristeza).
➙ Sua justificativa talvez seja por não conseguir amar ao Senhor Deus da forma requerida;
➙ Ou talvez, por mesmo sendo um interprete da lei, não saber interpretar algumas coisas. Como que é o próximo?
➙ Ou talvez ele gostaria apenas de ouvir a respeito daquele que ele já vinha fazendo a muito tempo (ex. o jovem rico 18.21).
Mais adiante Lucas narra uma reprovação do Senhor Jesus aos fariseus que gostavam de se justificar diante dos homens (16.14-17)
➮ Se ele não procurasse se justificar, o Senhor Jesus não falaria a parábola do Bom Samaritano;
➮ Esta parábola foi proferida para aqueles que gostam de se justificar.
➮ Ela nos mostra como demonstramos que amamos a Deus de todo o coração;
O resumo é simples: “colocando em prática o que temos aprendido sobre o amor a Deus e ao próximo”.
➙ Foi isto que o Samaritano demonstrou.
Os outros dois personagens, mesmo sendo religiosos não procederam assim.
O texto diz que tanto o sacerdote, como o levita “desciam” de Jerusalém. (vv. 31, 32)

Jerusalém é a cidade do Templo, da adoração.
Eles haviam adorado no templo, haviam repetido o credo, mas não os colocavam em prática.

No v. 37, a narrativa termina com o Senhor dizendo ao interprete da lei: “Vai e procede tu de igual modo”.

➙ João 13:17 Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes.

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